Vai viajar? Certificado de vacinação contra febre amarela
Olá viajante! Como está seu planejamento de viagem? Não se esqueça de nenhum detalhe, hein! Pesquise bastante para ter a viagem perfeita.
Muita gente, quando vai viajar para outro país, esquece de verificar quais os requisitos de saúde. E isso é muito importante para evitar que você leve alguma doença indesejada ao país ou que retorne com alguma doença comum na região.
Alguns países exigem um certificado de vacinação contra a febre amarela. Quem nunca foi vacinado ou recebeu a vacina há mais de dez ano, deve tomar uma dose pelo menos 10 dias antes do embarque. Isso pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde em sua cidade.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Assim que você for vacinado, receberá um Cartão Nacional de Vacinação, que é válido em todo o Brasil. Para pegar seu Certificado Internacional de Vacinação você precisar levar este cartão até um posto da Anvisa em um aeroporto. Em poucos minutos seu certificado será emitido, então você pode fazer isso algumas horas antes do embarque. Mas programe-se bem porque pode haver fila.
Caso você só vá fazer conexão no país, ainda assim é obrigatório o certificado de vacinação.
Para mais proteção, é recomendado que você tome uma série de vacinas quando for sair do país, para evitar qualquer problema que estrague sua viagem. Você pode se vacinar contra hepatite B, tomar a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e DT (difteria e tétano).
No site da OMS (Organização Mundial da Saúde), você consegue se informar sobre quais vacinas recomendadas para cada país.
.