Vai viajar com bebê? Então preste atenção nestas dicas!
Viajar com a família e os amigos sempre é um momento de bastante alegria. Porém, quando o passeio inclui crianças pequenas, é importante tomar alguns cuidados, principalmente quem irá viajar com bebê.
Confira abaixo algumas dicas do que é necessário fazer antes de embarcar com um bebê!
Consultar um pediatra
Mesmo que o bebê tenha passado em uma consulta há pouco tempo, é interessante levá-lo ao pediatra antes da viagem. Além de o médico confirmar que tudo está bem, ele poderá dar orientações e indicar um kit de medicamentos preventivos. Por exemplo: caso a criança tenha alguma alergia à areia, o que a família poderá fazer? Esse tipo de informação um pediatra de confiança poderá dar, até porque, o bebê pode ter alguma particularidade e não poder usar qualquer pomada.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Levar uma manta extra
Quando o assunto é criança, imprevistos, na verdade, podem ser previstos. Em uma viagem longa de carro ou ônibus, por exemplo, o bebê pode sujar a manta com a qual está e, consequentemente, só poder ficar com a roupa.
Porém, vale lembrar que os pequenos sentem mais frio. Além do mais, no caso de viagens de ônibus, é normal que o ar-condicionado fique ligado, o que não é confortável nem saudável para as crianças. Por esse motivo, vale a pena levar uma manta extra.
Proteger a pele do sol
Não é apenas os recém-nascidos que devem ficar longe da exposição solar. Os bebês de até seis meses não podem se expor de maneira direta ao sol, pois podem sofrer graves queimaduras. O ideal é que eles fiquem protegidos com guarda-sóis, roupas e chapéus.
Um erro que alguns pais cometem é passar um protetor solar comum nos pequenos. No entanto, é válido notar que a pele deles é diferente e, por isso, requer atenção redobrada.
No caso dos bebês menores de seis meses, o uso desses cosméticos não é recomendável. Após essa idade, existem linhas infantis, como a da Natura. De acordo com a Revista da Natura de Natal 2021, o protetor Bebê Natura tem FPS 60 e é indicado para crianças de seis a dois anos. Depois, há produtos para crianças maiores e, claro, adultos, incluindo protetores específicos para o rosto e o corpo.
Alívio da dor no voo
As viagens de avião podem causar mais incômodo nos pequenos por conta da pressurização. Para aliviar uma possível dor no ouvido, o indicado é levar algodões para usar como tampões. O algodão é indicado para os momentos de decolagem e aterrissagem.
Documentos necessários para viajar com bebê
Outra atenção que a família deve ter é com a documentação. Para viagens nacionais, basta levar a certidão de nascimento, passaporte ou RG da criança, caso o adulto responsável f(avós, por exemplo).
No caso de viagens internacionais, a regra é um pouco diferente. Se o bebê estiver com apenas um dos pais, será necessário apresentar uma autorização do outro em duas vias originais e com firma reconhecida. Se a viagem não for com nenhum dos pais, o adulto responsável deverá portar um documento que demonstre a autorização dos dois pais.
Roteiro bem planejado
Independentemente de qual seja o destino, se é para o campo, cidade ou litoral, é importante já chegar bem informado. Quando se viaja com crianças, isso é ainda mais importante, porque é necessário ter sempre por perto um lugar para trocar as fraldas, comprar medicamentos, etc.
Então, na hora de pensar nos passeios, vale se assegurar de que existem estabelecimentos próximos para as situações de necessidades. Para descobrir, é possível observar os comentários de outras famílias que também levaram crianças pequenas.
Para facilitar, a família pode ver esta lista de destinos que são tranquilos para bebês. Assim, caso ainda não tenha escolhido a cidade, poderá optar por uma que tenha infraestrutura e passeios para levar os pequenos.
Afinal, apesar de ser mais desafiador sair com os bebês para fora de casa, a aventura vale a pena!