Vai viajar no Carnaval? Fique atento aos golpes mais comuns
Engana-se quem pensa que o foco está somente no celular ou nos cartões de débito e crédito
O feriado mais esperado por milhares de brasileiros enfim chegou. Oficialmente, o Carnaval começa nesta sexta-feira, 9, e vai até o dia 14, na Quarta-Feira de Cinzas.
Vai viajar para curtir a folga na praia ou brincar nos bloquinhos de Carnaval? Então é preciso ficar atento para não cair nos golpes desta época do ano.
A Catraca Livre conversou com um especialista em segurança da informação sobre cuidados e dicas para os foliões não terem uma surpresa desagradável durante a folia.
Com grandes multidões pelas ruas das principais cidades do país nos dias de folia, o que também aumenta são os golpes, que criminosos aproveitam para pegar os foliões mais despercebidos.
Mas engana-se quem pensa que o foco deles está somente no celular ou nos cartões de débito e crédito. Segundo Bruno Fraga foliões precisam também ter cuidado ao alugar um imóvel ou comprar ingressos. Cinfira algumas dicas abaixo.
Os golpes mais comuns no Carnaval
Cuidado ao usar redes wi-fi públicas
Um dos principais cuidados que é preciso ter ao sair para pular carnaval, é não conectar o seu aparelho em uma rede de wi-fi pública, uma vez que os seus dados podem ser interceptados.
Dessa forma, informações sensíveis do dispositivo e credenciais de acesso a contas e dados bancários podem ser capturados pelo golpista, resultando em prejuízos financeiros e quebra de privacidade.
Por isso, qualquer operação necessária como transferências bancárias, logins em redes sociais ou pagamentos, é necessário dar prioridade para a própria internet do celular, ou então esperar chegar até uma rede wi-fi privada para realizar a transação.
Golpes dos falsos ingressos
Outra fraude bastante comum nessa época do ano são os falsos ingressos, ou seja, o show é verdadeiro, vai acontecer, no entanto, os golpistas se aproveitam disso para criar falsos sites para vendas.
Então eles criam perfis falsos no Instagram divulgando esses shows, e ao clicar no link você é direcionado a uma página falsa muito semelhante à verdadeira, e ali ao inserir os dados, você fica passível de ter prejuízo financeiro.
Neste caso, é importante verificar sempre a URL (enredeiro do site) para se certificar que ele é verdadeiro, além de avaliar se o ambiente de pagamento tem o cadeado representando que é seguro, e só então fazer a compra do ingresso.
Golpe do falso aluguel
No carnaval é muito comum golpistas anunciarem imóveis para temporada, seja no WhatsApp ou em qualquer rede social, só que esse imóvel na verdade não é da pessoa.
Isso acontece porque não existe uma regulação das mídias sociais, e os anúncios patrocinados não passam por uma supervisão. Então é preciso ter atenção redobrada.
Dê preferência por realizar buscas de imóveis em plataformas confiáveis, e ainda assim, avaliar o histórico de locação, ver se realmente as pessoas que avaliaram o imóvel são verdadeiras, e se possível só fazer a locação se houver indicação de algum conhecido.
Porém, de modo geral, o ideal é sempre usar plataformas confiáveis, e tomar cuidado com ofertas muito boas, pois geralmente elas são carregadas de gatilhos mentais que é onde os golpistas criam o sentido de urgência e escassez para pegar suas vítimas.
Golpe do cartão de crédito por aproximação
Atualmente, praticamente todos os cartões de crédito possuem a tecnologia contactless que permite o pagamento por aproximação. Então é preciso redobrar o cuidado com o cartão no seu bolso.
Pois, os golpistas costumam passar com maquininhas no meio da multidão buscando cartões. Assim, muitas vezes eles passam compras inferiores a R$ 200 que não precisam inserir a senha, e você só notará o prejuízo quando chegar em casa.
Então o ideal é, ou deixar bloqueado o contactless do cartão nessa época, ou utilizar uma carteira digital para fazer os pagamentos. Uma outra alternativa é usar o cartão virtual do banco no smartphone que expira a cada compra.
Roubo de celular
Nessa época do ano o roubo de aparelhos aumenta. Por isso, é importante manter o software atualizado e uma senha no aparelho. Pois caso ele seja roubado, é mais difícil do golpista conseguir ter acesso aos seus dados.
Recentemente, o Ministério da Justiça lançou o aplicativo Celular Seguro, que em caso de roubo o furto, permite com que apenas em um comando o número do aparelho bem como os cartões sejam bloqueados.
Evite senhas fáceis demais, utilize combinações com letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais e números. Quanto mais forte for a senha, mais difícil será decifrar a combinação.
Além disso, ative a autenticação de dois fatores em todos os apps bancários para reforçar a segurança, e mantenha-os todos atualizados.
Ao perceber que o seu aparelho foi subtraído é importante também fazer um boletim de ocorrência o mais rápido possível.