Valle de Colchagua, no Chile, é destino para viajar em família
A rotina em família pode ser repleta de responsabilidades. Além do casal dividir o espaço, as contas e toda a responsabilidade na educação dos filhos, também tem aquela parte que todo mundo adora, a oportunidade de reunir todos em uma viagem.
Se a intenção for essa para os próximos meses, a comunidade de Santa Cruz, no Valle de Colchagua, a apenas 2 horas de carro de Santiago, pode ser a solução, já que o destino garante muita diversão, em equilíbrio com a natureza.
O lugar é conhecido por abrigar as principais vinícolas chilenas, mas a região é muito mais que isso, pois oferece passeios de bicicleta, de teleférico a aldeias indígenas e a um observatório astronômico e um espaço chamado ‘Mundo da Criança’ com atividades recreativas como aulas de culinária, pintura ou reciclagem. Tudo isso enquanto os pais saboreiam os melhores vinhos chilenos ou caminham pelos vinhedos.
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
Confira abaixo sete bons motivos para quem deseja juntar todo mundo no Valle de Colchagua
1 – Cultura chilena em (quase) todos os lugares
O Museu do Colchagua vai fazer você se sentir completamente fora da realidade e te levar um pouco ao passado. O lugar possibilita a melhor compreensão da cultura chilena e da América do Sul por meio de um rico acervo de fósseis e esqueletos de animais pré-históricos, carruagens, joias, barcos, materiais religiosos e máquinas agrícolas.
Só cuidado para não ficar distraído o dia inteiro por lá. Mas se ficar, não tem problema, porque o lugar só vai agregar no aprendizado de todo mundo. Um dos pavilhões mais visitados é “O Grande Resgate”, que retrata um pouco do drama vivido pelos 33 mineiros chilenos que sobreviveram dois meses presos nas minas de São José, em 2010. É como voltar no tempo e fazer parte do momento que foi noticiado nos principais meios de comunicação.
2 – Ótimo para passear de bicicleta
A ideia aqui é reunir a família para passear pelos vinhedos e respirar ar puro. A comunidade de Santa Cruz não é muito grande, por isso, com um pouco de disposição, é possível passear pelos principais lugares, criar paradinhas incríveis para tomar um café ou comer alguma coisa.
A dica é finalizar o passeio na Vinícola Santa Cruz e experimentar o pastel de choclo, um ícone local, que leva milho, carne, manjericão e azeitonas.
3 – Carros antigos
O Museu do Automóvel será o lugar preferido para quem é fã de carros antigos! Além do contato maravilhoso com as máquinas, ainda é possível compreender um pouco mais sobre a evolução automotiva relacionada com o desenvolvimento social do Chile. O passeio vai de 1890 a 1980.
4 – Observação de estrelas e planetas
O Observatório Astronômico Cerro Chamán fica na Vinícola Santa Cruz, mas para chegar até lá é preciso ir de teleférico! No topo, o turista encontra réplicas de moradias das três principais etnias do Chile (mapuche, rapa nui e aymara) e um pequeno museu de meteoritos. Agora, se o seu filho vive no mundo da lua, reserve a noite para mostrar a ele as estrelas de pertinho, por meio do telescópio.
5 – Conheça o ofício dos artesãos
Declarado Monumento Nacional na categoria Zona Típica, o Museu do Artesanato é responsável por abrigar a maior e mais representativa coleção de artesanato nacional. O passeio faz com que o visitante se sinta parte integrante da comunidade, valorizando o ofício dos artesãos.
O rico acervo é composto por peças artesanais de cerâmica, madeira, arte indígena, entre outras.
6 – Culinária chilena
Com paredes coloridas, decoração típica e sabores da cozinha crioula, o Restaurante Los Varietales é o lugar para reunir toda a família ao redor da mesa. O menu assinado pelo chef Jonathan Elitin apresenta produtos da região como quinoa Paredones, azeite Lolol, sal Cahuil, queijos Peralillo, vinhos e bebidas do Valle de Colchagua. Ao todo são 43 deliciosos pratos distribuídos entre aperitivos, entradas, pratos principais e sobremesas. Todos são especialidades da culinária chilena.
7 – Caminhar em família
Os passeios de trekking são indicados para toda a família, já que são ideais para apreciação da fauna e flora, em uma caminhada pelo campo do Valle de Lolol. A atividade não requer preparo físico, mas é recomendado ir agasalhado, já que o frio e o vento podem apertar durante o inverno chileno.
Onde ficar?
O Hotel Santa Cruz, que fica em frente à Plaza de Armas, na cidade de Santa Cruz, no Vale do Colchagua, é perfeito para quem viaja em família. O pacote de três dias e duas noites de hospedagem custra a partir de US$ 401 por pessoa em apartamento duplo e inclui café da manhã, visita ao Museu do Colchagua, Vinícola Santa Cruz, Museu do Automóvel, tour astronômico, translado vinícola-hotel e acesso às áreas públicas do Inka-Spa.
E o melhor é que o pacote inclui cortesia para duas crianças de até 10 anos no mesmo apartamento de dois adultos.
Quem pretende curtir a neve em família pode aproveitar a parceria do Hotel Santa Cruz com o Valle Nevado e economizar até 15% em hospedagens.
O período promocional ocorre até o dia 22 de setembro e comtempla os hotéis Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado, na maior e melhor estação de esqui da América do Sul. Para obter o desconto, basta confirmar estadia mínima de três noites em um dos hotéis do Valle Nevado e no Hotel Santa Cruz, na mesma viagem.
Hotel Santa Cruz Plaza
Onde: Plaza de Armas, 286, Santa Cruz. Tel.: 56-72 2209 600
Informações: www.hotelsantacruzplaza.cl