Valle Nevado é onde os brasileiros aprendem a esquiar
A estação de esqui é a mais badalada do Chile e a queridinha dos brasileiros
Nos últimos anos, o Chile se tornou em um dos destinos preferidos dos turistas brasileiros. No ano passado, o país andino recebeu o número recorde de 589.172 brasileiros, uma alta de 8,1% em relação ao ano anterior.
E motivos para visitar o Chile não faltam. Da gastronomia ao vinho, passando pelos contrastes da paisagem singular, o país tem atraído muitos brasileiros que querem ter um primeiro contato com a neve.
O país tem ótimas estações de esqui. O destino mais procurado é o Valle Nevado, queridinho dos brasileiros e a mais badalado do Chile. Na temporada passada, 15% de todos os visitantes do complexo Valle Nevado eram do Brasil –cerca de 45 mil.
A Catraca Livre pode comprovar isto. Na primeira semana da temporada 2019, que começou no dia 29 de junho, o idioma ‘oficial’ era o português, com uma mistura de sotaques de todos os cantos do Brasil -de Norte a Sul.
Localizado a 3.000 metros de altitude e a cerca de 90 minutos da capital Santiago, o Valle Nevado é onde os brasileiros aprendem a esquiar.
A maior estação de esqui do hemisfério Sul tem mais de 40 pistas de esqui e snowboard para diferentes níveis de esquiadores.
Aulas de esqui e snowboard no Valle Nevado
Nunca colocou um esqui ou uma prancha de snowboard nos pés? Não se preocupe. Os serviços da escola de neve estão disponíveis tanto para hóspedes do complexo quanto para quem sobe a montanha apenas para aproveitar o dia. São 200 instrutores altamente capacitados, muitos deles fluentes em português.
Acha que não tem idade para aprender? A escola do complexo está apta a receber e ensinar crianças, adultos e portadores de necessidades especiais. Com apenas uma aula (que dura cerca de 2 horas) já é possível dar umas voltinhas de esqui e snowboard.
Não tem equipamento ou roupa especial para neve? Não se preocupe! É possível alugar ou comprar em uma das lojinhas do Boulevard, uma simpática ruazinha que fica entre os hotéis Puerta del Sol e Valle Nevado.
A novidade desta temporada é a caminhada com raquetes de neve. O passeio pode ser feito por qualquer pessoa e dura cerca de 2 horas. Dependendo do preparo físico dos participantes –mínimo de cinco pessoas—é possível chegar ao topo da montanha.
Opções de hospedagem
O complexo tem opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos. São três hotéis: Valle Nevado, Puerta del Sol e Tres Puntas –cinco, quatro e três estrelas, respectivamente–, além de apartamentos independentes e equipados.
O hotel Valle Nevado possui 53 apartamentos com terraços, que proporcionam vistas das pistas e da montanha, quartos duplos e suítes. O hotel é ski-in/ski-out, ou seja, dele o hóspede tem acesso direto às pistas, podendo sair e chegar já devidamente paramentado. A academia e o spa têm entrada exclusiva para os hóspedes.
O Puerta del Sol tem 124 quartos com opção de conexão entre algumas deles, o que o torna ideal para famílias. É possível escolher entre quartos com terraço e vista para as pistas e montanha ou para um imponente vale onde o sol se põe, oferecendo um espetáculo diário.
Já Tres Puntas, o mais econômico, conta com 91 acomodações, em quartos duplos, triplos ou quádruplos, sendo a melhor opção para grupos de amigos. É nele que está localizada a melhor “balada” do complexo, o Pub Tres Puntas, que fica no último andar do prédio.
Os pacotes incluem hospedagem, bilhetes para os teleféricos e meia pensão.
Além da diversificada oferta de hospedagem, o Valle Nevado dispõe ainda de spa, fitness center, cinema 3D, biblioteca e centro de entretenimento.
Gastronomia
A gastronomia é o ponto alto do Valle Nevado. O complexo tem seis restaurantes especializados em diferentes tipos de culinária, sendo o mais sofisticado deles o francês La Fourchette, localizado no Hotel Valle Nevado.
No La Fourchette, não deixe de degustar o carré de cordeiro acompanhado de mini ratatouille de legumes com molho carménère. De sobremesa, peça o lingote de chocolate com framboesa.
Já se a ideia é provar os sabores típicos do Chile, o restaurante Sur, do hotel Tres Puntas, é a pedida certa. Peça o arrollado de huaso con pebre de palta (pedaço de carne de porco enrolada e cozida em um caldo aromatizado com ervas chilenas). Para a sobremesa, a dica é o arroz com leite (arroz doce), sobremesa típica das avós chilenas, com um mini alfajor caseiro.
O Monte Bianco, próximo ao Puerta del Sol, é dedica à cozinha italiana. O destaque é o fetuccini com frutos do mar, prato preferido dos hóspedes, com um toque chileno. De sobremesa, peça o clássico tiramissú, banhado no café expresso e no licor Amaretto, com queijo mascarpone e aromatizado com canela.
Ideal para famílias, o restaurante Mirador del Plomo, dentro do Hotel Puerta del Sol, é o único com sistema de bufê à noite.
Há ainda o Bajo Zero, localizado no alto da montanha, que aos sábados oferece churrasco, com deliciosos antepastos chilenos e o La Leñera, único restaurante que não pertence ao complexo e, assim, a conta tem que ser paga na hora, não sendo possível debitá-la no apartamento.
Promoções de final da temporada de inverno no Chile
Ainda dá tempo de curtir a neve no Valle Nevado. A temporada este ano vai até o dia 27 de setembro. O complexo está com promoções exclusivas para brasileiros.
Para clientes de cartões com bandeira Mastercard há duas promoções, válidas para os três hotéis. A primeira delas oferece 50% de desconto para reservas a partir de duas noites entre os dias 20 e 27 de setembro. A segunda dá direito a 10% de desconto e é válida para qualquer período da temporada 2019.
Informações e reservas: vallenevado.com ou [email protected]
*O jornalista viajou à convite do Valle Nevado