Já foi a Valparaíso, a cidade inspiração de Pablo Neruda?
Casas coloridas, vistas deslumbrantes e um cenário artístico urbano enfeitam as ruas da centenária cidade
O Chile figura entre os destinos prediletos dos brasileiros e, embora Santiago e San Pedro de Atacama tenham seu lugar cativo em nossos corações, há outros recantos que merecem o mesmo brilho no mapa. Valparaíso, conhecida como a “Joia do Pacífico”, é um deles, e está a meros 120 km de Santiago (cerca de duas horas de carro).
Com uma personalidade vibrante e acolhedora, Valpo (como é chamada carinhosamente pelos chilenos) cativa com suas casas coloridas, seus mais de 40 cerros, vistas deslumbrantes do mar e um cenário artístico dominado pelo grafite, que cobre seus muros como uma galeria a céu aberto.
Valparaíso, a cidade que inspirou a poesia de Pablo Neruda
Com cerca de 300 mil habitantes, essa cidade histórica foi fundada em 1544 pelo espanhol Pedro de Valdívia e, em 2003, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, uma homenagem à sua arquitetura única, história rica e legado cultural. Não é à toa que Pablo Neruda, o célebre poeta chileno, escolheu Valparaíso para construir uma de suas casas icônicas – hoje uma atração turística imperdível.
- Vai para Miami? Inclua um cruzeiro pelo Caribe
- Ilha de Páscoa: conheça a fascinante história por trás das estátuas gigantes
- 3 cidades no Chile que merecem sua visita além de Santiago
- Feriados prolongados de 2025 e para onde viajar em cada um deles
A cidade portuária de tons vibrantes guarda segredos em suas colinas sinuosas: uma arte urbana cheia de vida, mirantes que revelam o azul profundo do Pacífico, galerias de arte e muito mais.
Em Valparaíso, é fácil se perder no tempo, explorando ruas e becos que parecem ter uma surpresa em cada esquina. Com tantos encantos para descobrir, fica claro que esta é uma cidade que merece estar no itinerário de qualquer viajante que deseje se encantar com o inesperado.