Vem para SP no Carnaval? Museu do Ipiranga terá entrada gratuita
Ótima opção de passeio para quem busca aproveitar a programação cultural no feriado
O turista que vier passar o Carnaval em São Paulo terá uma opção a mais para aproveitar o feriadão na capital paulista. A entrada no Museu do Ipiranga será gratuita no dia 12, segunda-feira.
Já nos dias 10, 11 e 13, funcionará normalmente, e o visitantes precisam adquirir os ingressos na bilheteria ou pela plataforma Sympla. Na quarta-feira, dia 14, estará fechado.
No entanto, vale lembrar que até o dia 3 de março, às quartas seguirão com entrada franca, mas com ingressos limitados e sujeitos a disponibilidade, com possibilidade de esgotar em pouco tempo.
Durante o Carnaval, devido a circulação de blocos, o acesso ao Jardim Francês e ao Museu pela rua dos Patriotas estará interditado nos dias 10 e 13. Já os acessos pela Av. Nazaré, R. Xavier de Almeida e R. Padre Marchetti estarão livres.
Museu do Ipiranga
Especializado na história da sociedade brasileira, com ênfase na cultura material, o Museu do Ipiranga possui um acervo de cerca de 30 mil itens, entre pinturas, fotografias e cartazes, além de 25 mil objetos.
Seu acervo digital está dividido em documentos iconográficos, textuais e tridimensionais.
Atualmente, o museu abriga exposições permanentes divididas em dois eixos: “Para Entender a Sociedade” e “Para Entender o Museu”.
As mostras proporcionam uma imersão na história e cultura brasileira, explorando desde a formação da sociedade até os bastidores do museu.
Visitas e ingressos
O acesso é gratuito para todos os públicos às quartas-feiras (com a arrecadação de alimentos da Ação Contra a Fome). Para visitar o museu em outros dias, o valor do ingresso é de R$ 30 (inteira), que pode ser comprado online pela plataforma Sympla (acesse aqui).
Também é possível fazer a compra diretamente na bilheteria, a partir das 9h, com ingressos limitados.
O público que não consegue ir presencialmente ao Museu do Ipiranga pode visitá-lo na internet.
O museu disponibiliza suas coleções através de uma plataforma online, com o objetivo de democratizar o conhecimento produzido dentro do universo museal, dando acesso não só aos acervos salvaguardados pelo museu, como também a todas as pesquisas produzidas a partir deles.