Viagem de avião: 5 dicas para superar o medo de voar
Segundo o IBGE, 40% dos brasileiros tem medo de voar e alegam ansiedade durante o voo
Os planos e destinos de viagens estão cada vez mais em debate nas rodas de conversas entre amigos e familiares.
Para onde ir? Como ir? Qual a melhor maneira para aproveitar o tempo de feriado? Porém, o caminho de ida e volta ainda pode ser assustador para muitas pessoas. Segundo o IBGE, 40% dos brasileiros tem medo de voar e alegam ansiedade durante o voo.
Uma iniciativa do app Calm, para dormir, meditar e relaxar, já traz para os viajantes da American Airlines, a maior companhia aérea do mundo, vídeos e meditações guiadas, e outros conteúdos nas telas do encosto do avião para passageiros durante os voos e ainda durante o embarque e desembarque.
A plataforma também criou três sessões de áudio exclusivas foram criadas voltadas para o estresse específico que geralmente ocorre durante as viagens aéreas.
Na versão recém-lançada em português, aplicativo disponibiliza dicas de como se centrar, encarar este tipo de desafio e superar o medo de voar. Confira abaixo:
1 – Crie um ambiente de meditação
Antes mesmo de já ter as datas de sua viagem definidas, inicie a prática de meditação em casa ou no lugar que mais te agrade. Crie este momento de calma e paciência e adapte à sua rotina.
Empacote-o com carinho para levar para todas as situações da vida. Quando necessário, tire o app do bolso e leve todas as sensações e impactos positivos para onde quer que esteja, inclusive para os momentos que antecedem a sua viagem, durante o voo e após terminar a viagem.
2 – Abuse dos exercícios de respiração
Nós respiramos 24 horas por dia, durante todo o dia e toda a noite, e nem percebemos. É um ato fundamental para nos mantermos vivos, uma vez que quando respiramos, levamos oxigênio para o nosso cérebro e corpo, e dessa maneira mantemos o seu funcionamento.
Respirar bem, com consciência,ajuda a gerenciar melhor as emoções, além de colaborar para o alívio de momentos de ansiedade ou pânico. Realize treinos de respiração com pausas ritmadas, utilizando a “bolha da respiração” do app Calm, que ajuda o praticante a se concentrar, contar os segundos entre inspiração, retenção com ar nos pulmões e expiração, além de calcular a duração de tempo do exercício.
3 – Priorize um sono de qualidade
O nosso cérebro recebe estímulos a todo momento, e muitas vezes isso acaba sendo um empecilho quando precisamos dormir. A mente não pára e o cérebro não desliga. Um dos principais objetivos do Calm é melhorar a qualidade do sono das pessoas e, por consequência, a qualidade de vida.
Ouvir histórias para dormir possibilita que você foque em apenas um elemento, relaxe a mente até o sono tomar conta. Medite, sim. Sempre! Mas durma bem também. Vai ver como fica até mais fácil tirar uma soneca no voo.
4 – Ouça músicas que te acalmam
O uso da música para fins terapêuticos se embasa na capacidade que a melodia tem de estimular uma série de reações fisiológicas que fazem a ligação direta entre as emoções e as ações.
Calm possui uma aba dedicada a músicas e sons da natureza que auxiliam os usuários no foco, no aumento de consciência do presente e acalmam o cérebro para estímulos vindos do estresse e ansiedade. Use e abuse do poder da música antes, durante e depois do voo.
5 – Um pouquinho por dia
Mais importante do que meditar várias horas em dias espaçados, ou se apegar à meditação no dia da viagem, é aderir ao hábito um pouquinho por dia, todos os dias! No final das contas você terá distribuído uma dose de autoconhecimento e tranquilidade em todos os dias do ano. Deve ser um exercício diário e que você perceberá resultados já na primeira semana.
O aplicativo traz o Daily Calm, uma programa de apenas 10 minutos diferente para cada dia da semana, em cada dia do ano. Em pouco tempo você já conseguirá perceber os efeitos da prática e poderá meditar cada dia com mais prazer. Seja no avião, na beira da praia curtindo o sol ou viajando com o barulhinho.