Viagem de curitibano por países ‘invisíveis’ da África vira livro

Guilherme Canever viajou mais de 20 mil km por 18 países do continente africano

Por: Redação

O que o Mali tem a ver com o Lesoto? E a Suazilândia com a Libéria? Tirando o fato de estarem no mesmo continente, esses países têm muito pouco em comum. Religiões, costumes, formas de governo, moedas, idiomas, leis, comidas, clima e topografia mudam consideravelmente de país para país.

Mas, para boa parte do mundo, tudo parece fazer parte de um único e desconhecido lugar chamado África.

No recém-lançado “Destinos Invisíveis – Uma Nova Aventura pela África”, editora Pulp, curitibano Guilherme Canever narra sua jornada de 20 mil km por 18 países do continente africano, a maioria ainda pouco explorados por viajantes.

Crédito: DivulgaçãoCapada do livro “Destinos Invisíveis – Uma Nova Aventura pela África”, do curitibano Guilherme Canever

Nas quase 300 páginas, recheadas de fotos mapas e muitas histórias, Guilherme relata seu dia a dia ao mesmo tempo em que fala da história, dos conflitos políticos e descreve os costumes dos povos desses países quem seguem quase invisíveis em pleno século 21.

Quem assina o prefácio é o jornalista André Fran, diretor e apresentador dos programas “Que Mundo é Esse”, da GloboNews, e do consagrado “Não Conta lá em Casa”, do Multishow.

Segundo André, “ não se trata aqui de um amigo comum, senhores. Nada disso. Mas aquele companheiro de viagem que estudou a fundo a história dos países que estão no roteiro, que está disposto a encarar a ocasional ‘roubada’ para ter uma vivência mais realista dos locais visitados, e cuja curiosidade legítima faz a gente ansiar pela próxima aventura (e pela próxima página)”.

“Destinos Invisíveis – Uma Nova Aventura pela África” é o quarto livro de Guilherme, que é engenheiro ambiental de formação, é o segundo com a África como tema –o primeiro foi “De Cape Town a Muscat – Uma aventura pela África”.

Os outros livros Guilherme são: “Uma viagem pelos países que não existem” e “De Istambul a Nova Délhi. Uma aventura pela Rota da Seda”.

Suas viagens não seguem os roteiros tradicionais, suas escolhas nunca são pelos caminhos mais fáceis. Da hospedagem à comida, tudo nas viagens de Guilherme foge do turismo convencional.

Em 2015, Guilherme viajou por 16 países não reconhecidos pela ONU, como Ossétia do Sul, Transnítria, Somalilândia, Abecássia e Nagorno-Karabakh.

“Destinos Invisíveis – Uma Nova Aventura pela África”
Pulp Edições
290 páginas | R$ 60

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …