Viagem de curitibano por países ‘invisíveis’ da África vira livro

Guilherme Canever viajou mais de 20 mil km por 18 países do continente africano

O que o Mali tem a ver com o Lesoto? E a Suazilândia com a Libéria? Tirando o fato de estarem no mesmo continente, esses países têm muito pouco em comum. Religiões, costumes, formas de governo, moedas, idiomas, leis, comidas, clima e topografia mudam consideravelmente de país para país.

Mas, para boa parte do mundo, tudo parece fazer parte de um único e desconhecido lugar chamado África.

No recém-lançado “Destinos Invisíveis – Uma Nova Aventura pela África”, editora Pulp, curitibano Guilherme Canever narra sua jornada de 20 mil km por 18 países do continente africano, a maioria ainda pouco explorados por viajantes.

Capada do livro “Destinos Invisíveis – Uma Nova Aventura pela África”, do curitibano Guilherme Canever
Créditos: Divulgação
Capada do livro “Destinos Invisíveis – Uma Nova Aventura pela África”, do curitibano Guilherme Canever

Nas quase 300 páginas, recheadas de fotos mapas e muitas histórias, Guilherme relata seu dia a dia ao mesmo tempo em que fala da história, dos conflitos políticos e descreve os costumes dos povos desses países quem seguem quase invisíveis em pleno século 21.

Quem assina o prefácio é o jornalista André Fran, diretor e apresentador dos programas “Que Mundo é Esse”, da GloboNews, e do consagrado “Não Conta lá em Casa”, do Multishow.

Créditos: Arquivo pessoal

Segundo André, “ não se trata aqui de um amigo comum, senhores. Nada disso. Mas aquele companheiro de viagem que estudou a fundo a história dos países que estão no roteiro, que está disposto a encarar a ocasional ‘roubada’ para ter uma vivência mais realista dos locais visitados, e cuja curiosidade legítima faz a gente ansiar pela próxima aventura (e pela próxima página)”.

“Destinos Invisíveis – Uma Nova Aventura pela África” é o quarto livro de Guilherme, que é engenheiro ambiental de formação, é o segundo com a África como tema –o primeiro foi “De Cape Town a Muscat – Uma aventura pela África”.

Os outros livros Guilherme são: “Uma viagem pelos países que não existem” e “De Istambul a Nova Délhi. Uma aventura pela Rota da Seda”.

Suas viagens não seguem os roteiros tradicionais, suas escolhas nunca são pelos caminhos mais fáceis. Da hospedagem à comida, tudo nas viagens de Guilherme foge do turismo convencional.

Em 2015, Guilherme viajou por 16 países não reconhecidos pela ONU, como Ossétia do Sul, Transnítria, Somalilândia, Abecássia e Nagorno-Karabakh.

“Destinos Invisíveis – Uma Nova Aventura pela África”
Pulp Edições
290 páginas | R$ 60