Viagem e fotografia: dicas do que levar na mala
Para um fotógrafo ou até mesmo para amante da fotografia uma viagem é algo mágico! Porém traz uma série de dúvidas do que levar, quanto levar. Quem gosta de fotografar sabe bem do que estou falando. Existem inúmeros destinos, com eles inúmeras formas de viajar e hospedar. A partir daí vou estudando o que levar para cada viagem.
Por exemplo, em uma travessia, com acampamento selvagem, cinco dias caminhando com alimento, vestuário e toda estrutura de acampamento nas costas, não vou levar quase nada para fotografar. Já fiz essa loucura e me arrependi. Uma câmera DSLR com uma objetiva, ou até mesmo apenas uma GoPro seria o ideal. É recomendado levar baterias e cartões de memória reservas.
- Estudo alerta para o risco de câncer de intestino em jovens brasileiros
- Quando é o melhor momento para consumir vitamina D
- Por que este traço psicológico pode indicar falta de ômega 3?
- Saiba como estudar de graça no Reino Unido
Em uma viagem de carro ou outro meio de transporte que eu não for precisar locomover muito, carregando peso, levarei um equipamento maior.
Uma câmera melhor, mais algumas objetivas, um tripé, flash, dentre outros. Nesse tipo de passeio, pense também na praticidade, se tiver andando por uma cidade, com a câmera na mochila, tente ter uma menor sempre à mão. Cenas, oportunidades acontecem de forma imprevista, e você pode perder a chance de fotografar esse momento.
Há alguns meses comecei a pedalar, e claro, como a fotografia já faz parte de tudo em minha vida, eu quis inseri-la nessa atividade também! Optei por levar sempre comigo uma Action Camera, a minha é uma GoPro. É quase impossível levar um equipamento maior, pelo peso, pelo risco de quedas e pelo terreno acidentado, as vezes com lama, poeira…etc. Já que pratico a modalidade MTB (mountain bike).
Diante da escolha do equipamento a dica é: ouse nas fotos! Não economize na criatividade! Tente ângulos diferentes dos habituais! Lugares turísticos sempre têm monumentos, espaços fotografados centenas, milhares de vezes ao dia, por diferentes turistas. Tenha você sua identidade fotográfica. Sua maneira de ver as coisas ao seu redor é única.
Às vezes, o ponto mais fotografado ou o mais assediado pelos turistas não é o seu favorito. Mostre ao mundo qual é o seu, e como você enxerga! Fotografe!
Outra dica é, quando possível, confira se a foto ficou legal, antes de sair do local. Muitas vezes não voltamos ao mesmo durante uma viagem, vale a pena ‘perder’ alguns segundos para ter certeza de que a emoção daquele momento se eternizou em uma boa foto!
Depois dessas pequenas dicas, clique! Clique muito! Um ponto positivo das câmeras digitais é a possibilidade de fazer uma quantidade de fotos sem se preocupar com o valor da impressão, da antiga “revelação”. E lembrem-se, utilize cartões de memória de boa qualidade, e sempre façam um backup de suas fotos! Hoje têm-se opção em HD’s externos, no próprio computador ou até mesmo em algumas plataformas online!
Mais dicas, imagens e informações de minhas viagens: Facebook e Instagram.
Por Diego Sanches, engenheiro agrônomo e fotógrafo viajante