Viagem para curtir a diversidade de Portugal
Por Heitor e Silvia Reali, do Viramundo e Mundovirado
Para além dos tradicionais centros turísticos, uma seleção de hotéis rurais que tem tudo a ver com Portugal.
Quando a gente pensa em viajar a Portugal, o que vem logo a mente são imagens de Lisboa e Porto com seus casarios majestosos e centros culturais estrelados. Mas é o interior do país que a ‘Associação de Hotéis Rurais de Portugal’ apresenta aos viajantes. Ali estão regiões repletas de antigos povoados de pedra alinhados com vales e montanhas, vilas de pescadores, castelos, fortalezas e igrejas que são testemunhas da cultura portuguesa de mais de 800 anos. Muitos desses locais não passaram por mudanças significativas ao longo dos séculos e ainda milagrosamente preservados.
“Explorar, sentir, viver e saborear” são as principais frentes dessa associação que reúne mais de 40 hotéis divididos em seis regiões portuguesas –Porto e Norte de Portugal, Centro e Beiras, Lisboa e Região do Tejo, Madeira, Alentejo e Algarve.
Cada uma delas tem diferentes culturas, gastronomia peculiar, um sotaque próprio e, sobretudo, a hospitalidade e um jeito de ser. E não é isso exatamente o que o viajante de hoje deseja? Uma hospedagem intimista, acolhida muitas vezes pelo proprietário que gratifica seus hóspedes com experiências genuínas, seja na riqueza gastronômica, ou numa escapada para uma vinícola, um artesão de cortiça, conhecer a fabricação de queijos ou embutidos, produtos únicos daquele lugar.
A associação também sugere roteiros para contemplação da fauna e flora ou atividades esportivas, dando destaque para caminhadas ou biking pelas aldeias e vinícolas.
Um dos prazeres de uma nova viagem não é se deslumbrar com novas descobertas capazes de provocar nossa imaginação e fantasias? Não duvido que estes roteiros criados pela Associação de Hotéis Rurais de Portugal, sejam daqueles que logo de cara nos encantam e desejamos nos instalar ali de mala e cuia para sempre.
Mais informações: www.hoteisruraisdeportugal.com