Viajando durante a pandemia
O novo coronavírus mostrou ao mundo que estamos todos vulneráveis em qualquer parte do planeta, que não há pátria, nem fronteiras que impeçam a pandemia
O mundo parou e o desejo de viajar parece que ficou ainda maior quando temos que ficar em casa em isolamento social. Para onde podemos viajar em época de pandemia?
Já que não dá para viajar para nenhum lugar do mundo, que tal aproveitar a oportunidade e viajar para dentro de si? Em tão pouco tempo o mundo foi arrastado por uma onda de medo, pânico e temor. Continentes, países e cidades isoladas, populações confinadas e vivendo um dia de cada vez.
O novo coronavírus mostrou ao mundo que estamos todos vulneráveis em qualquer parte do planeta, que não há pátria, nem fronteiras que impeçam a pandemia. Não interessa se somos pobres ou ricos, tão pouco faz diferença a religião, cor, raça ou sexo. Todos podemos ser atingidos.
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
Já sabemos os riscos que estamos correndo e também sabemos que tudo passa e que isso também passará. A vida voltará ao normal, mas enquanto esse dia não chega, que lições podemos tirar de tudo isso? Do jeito que estávamos indo, onde iríamos parar? O universo está nos dando a oportunidade de desacelerar.
Aproveite para viajar. Viajar para dentro de si, de respirar, refletir e mudar! Como vamos olhar para nossas vidas, para o próximo e para o nosso planeta depois que esse pesadelo passar? Que momento excepcional que o universo está nos proporcionado para pensar em tantas questões!
Hora de cuidar de si, da família e das pessoas. É tempo de ficar em casa e aproveitar a quarentena forçada para curtir a família, de conversar, brincar e passar tempo com o nosso núcleo mais próximo. Aproveite para assistir bons filmes comendo pipoca, de tocar suas músicas preferidas e dançar com alegria. Use o celular para dar um oi para todas as pessoas que ama, amigos e parentes que não podem se encontrar pessoalmente. Aprenda alguma coisa nova. A internet está cheia de aulas gratuitas. Revistas e livros estão sendo disponibilizados sem custo. Dá até para fazer viagens virtuais para visitar museus, cidades e países.
Aproveite esse tempo para pensar no que você pode fazer de bom para o mundo. Como você pode ajudar seu vizinho, seu bairro, sua cidade a ser um lugar melhor? Cante na janela, ensine alguma coisa que você faz bem, doe livros, ofereça ajuda a quem precisa, compartilhe amor, distribua solidariedade.
Mande bilhetes de carinho para quem recolhe seu lixo e lhe atende nas farmácias e supermercados. Peça o delivery do restaurante do bairro, que está sofrendo sem a clientela. Ajude os menos favorecidos doando alimentos. Bata palmas para os médicos e profissionais que estão se dedicando tanto a salvar vidas. Aproveite para praticar o bem.
Enquanto a população foi colocada em quarentena, a natureza em todo o mundo parece agradecer. Os pássaros conseguem ser ouvidos no silêncio. Sem a poluição, o ar está mais puro, o céu mais claro e estrelado. Mares, rios e lagos estão mais limpos e cristalinos e as flores estão desabrochando.
Vamos aproveitar esse momento extraordinário que o universo está nos trazendo para viajar para dentro de nós e tirar de lá o melhor que podemos dar ao mundo. Quando tudo isso passar, vamos voltar a nos abraçar e beijar, mas vamos mais do que isso, aproveitar para fazer desse mundo um lugar muito melhor para viver e viajar!
Ana Paula Garrido é editora do Blog O Melhor da Viagem