Bons motivos para viajar à Amazônia com as crianças

Hotéis Juma oferecem tudo que pais e filhos precisam para aproveitar Manaus e a floresta amazônica com muito conforto

07/12/2024 07:29

Explorar a Amazônia com os filhos é uma oportunidade para unir diversão, aprendizado e conexão com a natureza. A maior floresta tropical do mundo oferece experiências inesquecíveis, combinando aventura e contato direto com uma biodiversidade única. É o destino ideal para ensinar valores ambientais e culturais de forma lúdica e emocionante.

Além disso, a Amazônia proporciona a chance de vivenciar culturas riquíssimas. A interação com comunidades locais permite às crianças aprenderem sobre tradições indígenas e ribeirinhas, despertando empatia e compreensão sobre estilos de vida diferentes. Atividades como pesca artesanal e degustação de pratos típicos ajudam a fortalecer o vínculo entre a natureza e as pessoas que vivem em harmonia com ela.

Passeios de canoa é uma das atividades para fazer com as crianças na Amazônia
Passeios de canoa é uma das atividades para fazer com as crianças na Amazônia - Divulgação

Outro grande atrativo é o impacto positivo no desenvolvimento infantil. O contato com a natureza, longe do ritmo frenético das cidades e da tecnologia, ajuda as crianças a desenvolverem habilidades como paciência, observação e respeito pelo meio ambiente. É um destino que oferece muito mais do que diversão: proporciona memórias que ficam para toda a vida.

Viagem à Amazônia com as crianças

A viagem pode começar por Manaus, capital do Amazonas. A cidade é lar do Bosque da Ciência, onde a criançada consegue ver de perto animais como ariranhas, jacarés e até peixes-boi.

Também vale a pena ir ao zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), conhecido como Zoo de Manaus, que reúne mais de 200 espécies da fauna local, incluindo a famosa onça-pintada.

Torre de observação do Museu da Amazônia tem 42 metros de altura e 242 degraus
Torre de observação do Museu da Amazônia tem 42 metros de altura e 242 degraus - Divulgação

Outro local que faz sucesso entre as famílias é o Museu da Amazônia (MUSA), situado na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Além de reunir exposições com informações e curiosidades sobre a região, o complexo é perfeito para atividades em meio à natureza, já que conta com trilhas, jardins floridos, aquários e viveiros de insetos e borboletas.

A área próxima ao porto também é ideal para passeios. É ali que fica o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, ideal para provar ingredientes típicos e pouco encontrados em outras partes do país, como tucupi, jambu e guaraná.

Ao percorrer as ruas do destino os viajantes ainda conseguem contemplar construções em estilo europeu que remetem ao período histórico do Ciclo da Borracha. A principal delas é o Teatro Amazonas. Construído em 1896, o prédio com fachada neoclássica ostenta uma belíssima cúpula feita com milhares de escamas de cerâmica esmaltadas nas cores da bandeira do Brasil.

Vista do Teatro Amazonas a partir da piscina do hotel Juma Ópera, em Manaus
Vista do Teatro Amazonas a partir da piscina do hotel Juma Ópera, em Manaus - Divulgação

Bem em frente à casa de shows, o Juma Ópera desponta como uma excelente opção de hospedagem para famílias. Além de ter um restaurante que serve pratos típicos, sucessos da gastronomia internacional e receitas especiais para o paladar dos pequenos, o hotel-boutique conta com acomodações confortáveis e muito bem equipadas.

Hospedando-se na floresta

O mesmo grupo é responsável pelo Juma Amazon Lodge, hotel de selva para turistas de todas as idades. O caminho para chegar ao empreendimento, que fica em Autazes, a três horas de Manaus, já é uma atração por si só, já que o trajeto é feito de barco e permite avistar o fenômeno natural mais famoso do pedaço: o encontro dos rios Negro e Solimões.

Interior do bangalô panorâmico do Juma Amazon Lodge
Interior do bangalô panorâmico do Juma Amazon Lodge - Márcio Diniz/Catraca Livre

O ecolodge recebe os viajantes em charmosos bangalôs construídos sobre palafitas na copa das árvores – o Bangalô Família, por exemplo, tem espaço para um casal e até três crianças. Ali, a proposta central é se conectar com as pessoas, a natureza e a cultura local. Há redário, piscina de rio (a única do Brasil), restaurante próprio e até um pequeno museu a respeito da Amazônia.

Juma Amazon Lodge oferece a experiência de escalar uma árvore
Juma Amazon Lodge oferece a experiência de escalar uma árvore - Divulgação

O grande atrativo, contudo, são os passeios que o hotel organiza pela região. Adultos e crianças podem participar de trilhas pela mata, palestras com nativos que falam sobre os costumes e as lendas dos ribeirinhos, passeios de canoa a remo e até visitar uma enorme Sumaúma, árvore que pode atingir 40 metros tanto de altura como de diâmetro.

Para encerrar as férias em família da melhor forma possível, vale a pena se aventurar na experiência de escalada nas árvores. Disponível para pessoas a partir de 3 anos de idade, a atividade é conduzida por profissionais experientes e propõe que os participantes subam ao topo das árvores mais altas para apreciar vistas diferenciadas da floresta.