Viajar no feriado? Serão várias as oportunidades em 2015

O ano será marcado pelos feriados prolongados. Após o Carnaval, são oito datas comemorativas com direito a folga. É costume dos brasileiros aproveitarem estes períodos para viajarem dentro e fora do país.

Os destinos mais procurados nestas datas ficam mais cheios e com preços mais altos. Segundo projeções da FGV (Fundação Getúlio Vargas), os feriados este ano devem motivar 10,9 milhões de viagens domésticas e injetar mais de R$ 18,66 bilhões no setor.

Os feriados de 2015 em sua maioria caem em segundas ou sextas-feiras, mas alguns também nas quintas e terças-feiras. São eles Paixão de Cristo (3/04), Tiradentes (21/04), Dia do Trabalho (1/05), Corpus Christi (4/06), Independência do Brasil (7/07), Nossa Senhora de Aparecida (12/10), Finados (2/11) e Natal (25/12).

No Carnaval, mais de 600 mil passageiros circularam diariamente pelos principais aeroportos brasileiros, segundo dados da SAC (Secretaria de Aviação Civil).

O Kayak, metabuscador de passagens aéreas, hotéis e aluguel de veículo, elaborou uma lista com as cidades com menor número de turistas e bons preços para os viajantes aproveitarem essas oportunidades para explorarem diferentes destinos e descansar.

Destinos Nacionais

Goiânia (GO)

 

Praças e jardins, bosques, flores espalhadas pela cidade, fazem de Goiânia um destino bom para relaxar. Para quem gosta de aproveitar a natureza, há também o Parque Ecológico de Goiânia, chamado Ulisses Guimarães e dentro dele estão uma reserva florestal que possui cachoeira, teatro de arena e um sítio arqueológico da tribo dos índios caiapós.

Palmas (TO)

wp-image-780456 size-full
Panorama da Chapada Diamantina, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia[/img]

A Chapada Diamantina é bastante conhecida por suas belas paisagens, mesmo “famosa” não deixa de ser um ótimo destino para explorar. O local é cheio de cachoeiras, grutas, cânions e vales. Para chegar há duas opções, ir até Salvador e de lá pegar um voo até o município de Lençóis.  Outra opção é ir de carro. Partindo de Salvador são 409 km.

Jericoacoara (CE)

Antigamente era uma cidade escondida dentro do Ceará, mas hoje é um destino cobiçado por brasileiros e estrangeiros. Belas praias e paisagens são as atrações de Jericoacoara, que é considerada um paraíso por muitos que a visitam. Para chegar à cidade é necessário um voo até Fortaleza e de lá ir de carro ou ônibus até Jericoacoara.

Destinos Internacionais

Barbados

Castelo Wulff, em Viña del Mar[/img]

Viña del Mar e  Valparíso são cidades vizinhas e próximas de Santiago, no Chile. A viagem entre elas leva cerca de duas horas. Os visitantes vão encontrar arquitetura antiga, bonde elétrico e boa gastronomia. As cidades históricas, à beira das geladas águas do oceano Pacífico, possuem boa infraestrutura de hotéis e restaurantes. Para chegar é preciso pegar um voo até Santiago e de lá ir de carro ou ônibus até as cidades.

Cusco  (Peru)

Cusco é a antiga capital do império inca situada no Peru e tem grandes construções coloniais de estilo barroco andino. O destino possui igrejas, ruínas e a famosa Plaza de Armas, além dos sítios arqueológicos. Um dos pontos turísticos de mais destaque é a Saqsaywamán, construção colossal feita por pedras imensas. Para chegar até Cusco é preciso pegar um voo até Lima e de lá pegar outro voo para a cidade.

Cabo Polonio (Uruguai)

Afastado de Montevidéu e diferente de Punta Del Este, Cabo Polonio é o local perfeito para descansar e deixar o estresse de lado. Sem luxo e com poucos recursos, as atrações de Cabo Polônio são: praia deserta, por conta das águas frias do oceano Atlântico, um Farol que ilumina a cidade de noite e a maior concentração de leões marinhos. Para chegar é preciso pegar voo de Montevidéu e ir de caminhonetes de turismo até a cidade.