Viajar o mundo sai mais barato que pagar as contas de casa
Quando pensamos em realizar uma volta ao mundo ou uma viagem de um ano de duração, a primeira coisa que pensamos é: isso é impossível! Isso é coisa para milionários! Pois você está redondamente enganado. Viajar o mundo pode sair mais barato do que pagar as contas em casa.
A Carol, fundadora do Projeto ViraVolta, portal de conteúdo referência no Brasil para viagens de longo prazo, diz que esse é o principal paradigma que impede as pessoas de viver essa incrível experiência de vida, e há três anos ela tem feito esforços para mostrar que não existem limites para uma longa viagem ser cara ou barata, depende apenas das suas escolhas.
Para entender melhor precisamos pensar em quatro coisas:
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
1 – Viajar por longo prazo é mais barato que viajar de férias
Esqueça sua referência de gasto nas férias, é preciso entender que viajar por longo prazo não é como viajar de férias. O padrão de gastos é completamente diferente. Em uma longa viagem é vida normal em movimento e você precisa fazer escolhas diárias para administrar bem a sua grana, assim como na vida normal. Já nas férias, você tem um período curto de tempo e se permite gastar mais como uma recompensa pelo trabalho duro um ano. Veja aqui um comparativo de gastos entre os dois tipos de viagem.
2 – Viajar o mundo pode ser mais barato que pagar as contas em casa
A verdade é que o custo de vida no Brasil é muito alto. Claro, levando em conta que existem realidades muito diferentes. Mas a verdade é que quase todos os viajantes de longo prazo que investigamos gastam menos em suas viagens do que eles gastavam parados aqui no Brasil pagando todas as suas contas.
Uma viagem de um ano com estilo de gastos baixos pode ser cerca de 43% mais barato em termos de gastos mensais do que pagar as contas aqui no Brasil. Já uma viagem de gastos médios pode ser 10% mais barato, porém, por conta do dólar alto no cenário atual. Se o dólar estivesse mais baixo a diferença seria ainda maior.
Para fazer esse estudo tivemos que considerar um gasto médio (porém entendemos que o padrão de gastos do brasileiro pode variar mui), que no caso foram gastos médios em capitais brasileiras. De qualquer forma, ao analisar as estimativas de gasto de viagem nas tabelas abaixo qualquer leitor será capaz de fazer uma comparação imediata com seus próprios gastos mensais para fazer essa avaliação.
É claro que mesmo ao saber que essa experiência pode ser mais barata do que as pessoas imaginam, a maioria alega que o problema seria ficar sem renda durante o período da viagem. Para isso, existem duas soluções que todos os viajantes usam: ficar 2 anos economizando toda a grana para realizar a viagem ou ganhar uma renda em quanto viaja. Não sabe como fazer isso? Veja 31 trabalhos que poderiam te permitir fazer uma grana durante a viagem. Talvez suas habilidades já permitam isso mas você nunca parou para pensar nessa possibilidade.
3 – Viajar barato faz toda a diferença
A maioria dos viajantes de longo prazo que encontramos pelo mundo não são pessoas com muita grana ou de família rica. São pessoas que se esforçaram muito para juntar uma graninha e que se viram durante a viagem para fazer ela perdurar. Existem viajantes que viajam com cerca de 8 dólares por dia. A verdade é que aprender a viajar barato é o que viabiliza esse tipo de experiência para a maioria das pessoas.
Por isso a ViraVolta criou um curso “Um Guia Prático para Viajar Barato” que passa todas as dicas e o passo a passo de como economizar até 80% em suas viagens, para que as pessoas possam viajar mais, por mais tempo, entendendo que viajar dessa forma pode ser bem mais de prazeroso do que elas imaginam.
4 – O Segredo é se planejar
Para quem realiza essa experiência com a grana apertada o segredo é se planejar. Pois quando não temos uma meta de gastos durante a viagem o dinheiro voa e você acaba voltando antes pra casa. O planejamento vai permitir que você entenda qual estilo de viagem se encaixa na sua realidade financeira e vai te ajudar a tomar decisões durante a viagem sem estourar seu orçamento.
Se você sempre sonhou em viajar o mundo, mas ainda acha impossível ou ou não sabe por onde começar? Participe do próximo Workshop: Tire Seu Sabático da ViraVolta (com turmas em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre) e saia de lá com o seu plano de viagem definido. Roteiro, estimativa de gastos, planejamento financeiro para conseguir a grana para a viagem, checklist e muito mais. Todo o trabalho que você teria que fazer sozinho, o que tomaria muito tempo e te deixaria perdido, facilitado por uma pessoa que tem muita experiência no assunto em apenas 2 dias.
Se esse é o seu sonho não deixe pra depois. Sempre tem um jeito. Vai que dá.
A ViraVolta está coma agenda cheia de eventos para o primeiro semestre de 2018 a fim de ajudar mais brasileiros na realização desse sonho. Acompanhe a agenda de eventos da ViraVolta e veja como o projeto pode te ajudar.
Queremos que mais pessoas vivam essa experiência incrível de vida. Navegue pelo nosso projeto e fique por dentro. Tenho certeza que vamos te ajudar.