Uma viagem pela história: 10 motivos para viajar para o Egito
Já imaginou conhecer de perto a mais famosa e impressionante atração turística do Egito?
Conhecer de perto as Pirâmides de Gizé, mergulhar no Mar Vermelho, desvendar os segredos dos faraós e ver miragens no deserto são apenas alguns dos motivos que fazem do Egito um destino fascinante! Viajar para o Egito significa fazer uma viagem no tempo e voltar às aulas de história. Significa também ter contato com uma cultura muito diferente da nossa.
Se você tem curiosidade de saber como é viajar para a terra dos faraós e porque este país é um ótimo destino de férias, descubra neste post 10 motivos para viajar para o Egito.
1 – Conhecer de perto as Pirâmides do Egito
Imagine conhecer de perto a mais famosa e impressionante atração turística do Egito? As Pirâmides de Gizé foram construídas a quase 5 mil anos atrás e tinham como finalidade serem tumbas para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. Aliás, você sabia que a Pirâmide de Quéops, mais alta das três, foi uma das edificações mais altas do mundo por mais de 38 séculos?
Dica: O Cairo vai muito além das pirâmides e vale muito a pena separar ao menos 3 dias para explorá-lo. Para saber o que fazer no Cairo e quais passeios incluir no seu roteiro, confira este post aqui.
2 – Desvendar os segredos dos faraós
As Pirâmides do Egito ficam num grande complexo arqueológico que contempla não só as pirâmides, mas também a famosa esfinge. A mesma atuaria como um guardião da Península de Gizé, representando a força do Faraó Quéfren.
Outro local bastante importante para descobrir os segredos dos faraós é o Vale dos Reis. Ele foi construído para servir como necrópole dos faraós do império novo (a partir de 1500 a.C.). Como as pirâmides já eram conhecidas na região e foram largamente saqueadas, o Vale dos Reis era como um lugar secreto utilizado para esconder os túmulos.
3 – Mergulhar na história do Egito Antigo
A história do Egito Antigo é riquíssima e as famosas Pirâmides de Gizé são apenas uma página do longo período em que o país foi governado por faraós.
Ao viajar para o Egito, Luxor e Aswan são as duas cidades para você incluir no seu roteiro e visitar templos dedicados aos mais diversos deuses. Dentre os mais famosos estão o Karnak, Abu Simbel e o Philae.
Para mais fotos inspiradoras de viagem, siga o @maladeaventuras no Instagram!
Templo Karnak
O Templo de Karnak é o maior complexo de templos do Egito! Foram necessários quase 2.000 anos para que o local se tornasse o que é hoje e há quem diga que a construção não chegou a ser finalizada. Mais de trinta diferentes faraós participaram do processo de construção do local e isso permitiu que o complexo atingisse um tamanho, complexidade e diversidade vistos em poucos lugares no mundo.
Templos de Abu Simbel
Abu Simbel são dois templos esculpidos em uma imensa rocha de arenito às margens do Lago Nasser. Construídos por Ramsés II às margens do Nilo, o objetivo destes templos era mostrar aos povos vizinhos a grandiosidade do Egito. Essas impressionantes obras arquitetônicas do Egito Antigo permaneceram soterradas por areia e só foram redescobertas recentemente, em 1813.
Templo Philae
Dedicado à Deusa Ísis, conhecida por ser a deusa da maternidade, da fertilidade e da sexualidade, o Templo Philae guarda a história da deusa em suas paredes. E sabe quem era sua devota mais famosa? Ninguém menos que Cleópatra! Ela saía de Alexandria, sua cidade base, e navegava por mais de 1.000km pelo Rio Nilo, atravessando todo o Egito, para visitar o templo e pedir proteção e orientação à deusa.
4 – Navegar pelo Rio Nilo
O Rio Nilo é o rio mais extenso e um dos mais famosos do mundo! Imagina navegar por ele? O Cruzeiro pelo Rio Nilo é um dos passeios imperdíveis para quem está planejando viajar para o Egito! Além de conhecer duas das principais cidades do sul do Egito – Aswan e Luxor, você poderá conhecer os principais templos entre estas cidades em um cruzeiro de 4 ou 5 dias.
5 – Ver miragens no deserto
Estamos acostumados a ouvir falar de miragens no deserto através de filmes e desenhos animados. E não é que elas existem de verdade? No Deserto de Aswan eu vi com meus próprios olhos algumas miragens e fiquei impressionada com este fato!
Para quem não sabe, as miragem são um fenômeno óptico muito comum em paisagens desérticas. Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto, ou seja, é um fenômeno físico real e não deve ser confundida com uma alucinação.
6 – Conhecer a religião islâmica
Conhecer o Cairo islâmico é uma oportunidade de explorar um outro lado do Egito, visitando construções e monumentos de um período histórico mais recente e também super importante para o país.
A religião islâmica tomou conta do país a partir do século X e, pasmem, somente o Cairo conta com cerca de 800 monumentos entre mesquitas e fontes. Isso deu à cidade o apelido de “a cidade dos mil minaretes“. Dentre as principais mesquitas para visitar quando você for viajar para o Egito, estão a Muhammad Ali, a Ibl Tulun e a Sultan Hassan.
7 – Treinar suas habilidades de barganha
Viajar para o Egito significa treinar suas habilidades de barganha! Se você é um bom negociador, pode ter certeza que fará boas compras. Se nunca testou fazer uma negociação antes de adquirir algo, pode se preparar, porque lá você vai precisar de lábia!
O Khan el Khalili é o melhor local para fazer compras no Egito e fica na capital, o Cairo! Lá você encontrará uma diversidade de objetos de decoração, roupas, chás e temperos, e tudo mais que você possa imaginar!
Leia também: Passeios imperdíveis no Cairo
8 – Conhecer o povo núbio: uma das civilizações mais antigas da história
A Vila Núbia de Aswan é um dos destinos mais interessantes do Egito, apesar de não estar entre os mais famosos. E se você nunca ouviu falar sobre os núbios, trate de incluir esta cidade no seu roteiro! Esse povo, que é uma das civilizações mais antigas da história, não só conservou as suas tradições antigas, mas também a língua Núbia – que só é falada e não tem alfabeto oficial.
Curiosidade: antigamente os crocodilos eram animais de estimação dos núbios. Eles protegiam a casa de forma a manter os intrusos longe. Ainda hoje os crocodilos permanecem como animais domésticos, mas principalmente para entreter os turistas.
9 – Mergulhar no Mar Vermelho
O Mar Vermelho é procurado por mergulhadores do mundo inteiro justamente por ser um dos melhores lugares para a prática de mergulho. Se você nunca experimentou explorar a vida subaquática, é possível também fazer um mergulho de batismo. E se essa não é a sua praia, uma boa opção é fazer um passeio de barco com snorkel.
Lá você poderá nadar com arraias, tubarões, peixes-boi e até os famosos “nemos”, os peixes-palhaços. Ou seja: mergulhar no Mar Vermelho no Egito é uma experiência inesquecível, seja você experiente ou principante.
10 – Curtir uma praia azul turquesa
Você sabia que Egito tem um litoral com praias azul turqusa? Esses pequenos pedaços de paraíso estão localizados no Mar Vermelho. Depois de uma longa viagem pela parte histórica do Egito, nada como ficar em um resort, com as pernas para o ar e um drink nas mãos. Hurghada, Sharm el Sheik, Dahab e Marsa Alam são as principais cidades do Mar Vermelho e com certeza alguma delas vai combinar com seu estilo de viagem.
Para saber qual delas escolher, confira Mar Vermelho Egito: Hurghada, Dahab, Sharm el Sheik ou Marsa Alam?
E aí, pronto para viajar para o Egito?
Tenho certeza que depois dessa lista você ficará doido para visitar este país exótico, caótico e incrível que é o Egito! Para mais dicas de viagem para o Egito, confira o blog Mala de Aventuras, a série #MDAnoEgito no Canal de YouTube do Mala de Aventuras e inspire-se no Pinterest do Mala de Aventuras!
Para facilitar, aqui vão as redes sociais do Mala de Aventuras: Blog, Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube
Texto e fotos: Gaia Vani