Viajar pode te ajudar a conseguir um emprego, diz pesquisa

Muitas pessoas temem que tirar um tempo para viajar pelo mundo possa afetar a carreira. Mas uma pesquisa revela que isso pode, na verdade, te tornar mais atrativo para o mercado de trabalho. É o que aponta um estudo internacional realizado pelo site Hostelworld, especializado em reservas em hostels, que questionou viajantes e empregadores de nove países.

No estudo, os entrevistados foram perguntados se eles eram responsáveis pela contratação de novos funcionários em seu emprego atual, e se eles acreditavam que ter viajado tornam os candidatos mais empregáveis e por quais motivos. Os países incluídos no levantamento foram Reino Unido, Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Itália, Portugal, Brasil e Coréia do Sul.

A pesquisa mostrou que a maior parte dos adultos brasileiros (91%) acredita que viajar te torna mais atrativo para o mercado de trabalho, e 98% dos empregadores confirmaram esse resultado.

Ainda segundo o levantamento, 86% dos viajantes afirmaram que suas experiências ajudaram a entender o que queriam fazer da vida, e um número similar (85%) disse que as viagens ajudaram a descobrir o que queriam fazer profissionalmente. Muitas afirmaram que se beneficiaram de experiências específicas, com 78% dos entrevistados que tiraram um ano sabático dizendo que fizeram trabalhos no exterior que ajudaram melhorar o currículo, e 65% respondendo que até conheceram pessoas que os ajudaram a garantir um emprego.

No entanto, são as habilidades adquiridas durante as viagens que realmente ajudam a aumentar as perspectivas de emprego. Entre as principais razões pelas quais as pessoas acreditam que viajar ajuda na empregabilidade de alguém estão a maior habilidade de lidar com pessoas (59%), a melhor adaptação a situações desconhecidas (49%) e a maior visão global adquirida pelos viajantes (45%).

Outros benefícios que apareceram nos primeiros lugares foram: aumentar as habilidades de comunicação (43%), aumento de confiança (36%) e que viajar ensina as pessoas a ficarem dentro de um orçamento (19%).

Curiosamente, a pesquisa também sugere que aqueles que viajam tendem a ser mais empreendedores. Entre os que estão atualmente empregados, pessoas que passaram um tempo viajando são mais propensas a trabalhar por conta própria (39%) do que as que não viajaram (36%).