Viajar torna as pessoas mais receptivas e confiantes, diz estudo

Uma pesquisa global revelou que aqueles que viajam com frequência se tornam mais abertos às diferentes culturas e tendem a ter mais confiança em outras pessoas.

O levantamento, feito pelo site momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, mostra ainda que, para 76% das pessoas, as viagens trouxeram uma visão mais otimista sobre diferenças e diversidade. A mesma porcentagem acredita que passou a olhar de maneira mais favorável para outras culturas em geral.

Estudo de site de viagens analisou viajantes de 18 países, incluindo o Brasil

Já 75% afirmaram que a forma como veem os indivíduos dos lugares que visitaram se tornou mais positiva.

Em contrapartida, para 48% dos entrevistados, hoje em dia as pessoas são menos tolerantes com as diferenças do que há cinco anos. Mas 61% acreditam que se as pessoas viajassem mais, haveria menos intolerância.

Brasileiros

A pesquisa ainda revelou que a receptividade brasileira é famosa em todo o mundo: 82% de viajantes do Brasil já fizeram novos amigos durante as viagens, índice maior se comparado à média global, de 67%. Quando questionados se já viajaram com o objetivo principal de conhecer pessoas de outras culturas, 50% dos brasileiros responderam que sim – a média global foi de 30%.

Ao mesmo tempo em que são bastante abertos às outras culturas, os viajantes brasileiros mantém fortes raízes com os próprios costumes. Prova disso é que, dos entrevistados, 88% se enxergam como cidadãos do mundo, porém, 87%  também se veem como parte de sua comunidade local.

No estudo, intitulado “O Valor das Viagens”, foram entrevistadas mais de 7,2 mil pessoas. No total, 18 países participaram entre eles Brasil, Austrália, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, México, Noruega, Portugal, Rússia, África do Sul, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.