Viena com criança: o que fazer em família na capital da Áustria
Passeios para viajar com filhos para esta cidade da Europa que parece só para adultos
A capital da Áustria é um reconhecido centro de cultura erudita na Europa. Mas também oferece passeios para quem quer descobrir Viena com criança, como dar uma voltinha na roda-gigante do Prater, em funcionamento durante o ano todo.
Na cidade, desde cedo, meninos e meninas são incentivados a visitar lugares como Belvedere e Albertina, museus recomendados no nosso Guia Viena, com dicas de viagem gratuitas e completas para você se planejar.
Nem é preciso ter o hábito de ir a museus para aprender em tours dedicados a crianças que ensinam sobre escolas e mestres da arte, de Picasso a Monet, passando por Klimt e Schiele, orgulhos austríacos. Falar alemão, língua oficial da Áustria, tampouco é necessário em atrações nas quais a curiosidade é o segredo para aproveitar as atividades propostas. E, convenhamos, nesse quesito crianças (daqui, de lá, de todo o mundo) costumam ser imbatíveis.
- Cruzeiros pelo Caribe: descubra destinos paradisíacos
- Como controlar o colesterol alto quando ele é genético
- 4 destinos para conhecer e se encantar na Costa das Baleias
- Como manter a forma com o passar dos anos? Veja estas 5 dicas
Quem for em dezembro à cidade pode aproveitar o Natal em Viena com as ruas enfeitadas por luzes e os mercados típicos, combinação que acrescenta um toque de magia à viagem com crianças pela Europa nessa época do ano.
Estivemos recentemente num evento de Viena em São Paulo que mostrou atrações para famílias por lá. Nosso filho, Joaquim, fez um tour virtual pela cidade e conheceu possibilidades a serem exploradas na capital da Áustria, como sua música e pintura. Selecionamos, então, algumas ideias para você saber o que fazer em Viena com criança –nosso repórter-mirim aprovou estas escolhas:
Casa da Música (Haus der Musik)
Uma jornada pelo universo dos sons. As crianças ficam sabendo como os bebês escutam durante a gravidez, conhecem gênios da música que viveram e compuseram em Viena (entre eles, Beethoven e Strauss) e descobrem como seus nomes soariam para Mozart a partir de uma combinação de notas musicais. O resultado sai numa partitura para ser levada para casa. Como bônus, adultos e crianças podem reger, de modo virtual, a Orquestra Filarmônica de Viena.
Parque de diversões e de área verde (Prater)
A tradicional roda-gigante do Prater oferece vista panorâmica, a cerca de 65 metros do solo. O parque de diversões reúne 250 atrações clássicas e radicais, como carrossel e montanha-russa. Entre os ingressos são vendidos cartões para famílias e também conforme a faixa etária, de crianças pequenas a adolescentes. A área verde, próxima ao Rio Danúbio, se estende por 6 km² e é lugar de diversão da população desde o século 18, quando o imperador José II abriu para o público o antigo campo de caça do império. Pela alameda principal, Hauptallee, muita gente corre e anda de bicicleta.
Museu das Ilusões (Museum der Illusionen)
Nesse museu nem tudo é o que parece. Encare um túnel de vórtice para ter a sensação de que o mundo está girando. E ainda: desafie a lei da gravidade, teste sua percepção a partir de objetos ao redor e descubra que tudo não passa de coisa da sua cabeça.
Museu das Crianças no Palácio de Schönbrunn (Kindermuseum Schönbrunn)
Dá para explorar 12 quartos no térreo do palácio de verão da dinastia dos Habsburgo, aprender sobre os costumes da realeza, vestir-se como um príncipe ou uma princesa com trajes típicos do período imperial e usar a moda que, literalmente, fazia a cabeça da aristocracia do século 18: as perucas. Depois, a criançada também pode participar de uma atividade externa: se perder pelo labirinto de arbustos nos jardins de Schönbrunn, residência onde nasceu e viveu a imperatriz Leopoldina, primeira mulher de D. Pedro I.
Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum Vienna)
Meteoritos, a Era do Gelo, a evolução da vida no planeta até o surgimento do homem. Dinossauros, sempre campeões na preferência da criançada, ocupam a sala 10 toda. Nela, há 3 esqueletos que podem ser admirados por todos os lados.
Museu das Crianças no MuseumsQuartier (Zoom Kindermuseum)
É sobre arte, sobre ciência, sobre a vida cotidiana. Localizado no nobre quarteirão dos museus de Viena (MuseumsQuartier), o Zoom oferece quatro áreas de atividades, divididas em faixas etárias e voltadas para crianças e jovens de até 14 anos. São atividades para exercitar criatividade e habilidades cognitivas, entre elas, fazer filme em um estúdio de animação, explorar o uso de diferentes materiais (tinta, feltro e argila) no ateliê de arte, participar das descobertas do mundo oceânico.
Zoológico (Tiergarten Schönbrunn)
O panda Yuan Yaun é o novo habitante do zoológico mais antigo do mundo. Recém-chegado da China, ele tem 19 anos e passou a ser companheiro de Yang Yang, que tem 1 ano a menos. Lar de 700 espécies animais, o Tiergarten Schönbrunn é um dos poucos lugares do mundo onde vivem pandas gigantes, ameaçados de extinção. Além deles, filhotes de pinguins, rinocerontes e orangotangos cativam a atenção da garotada.
Museu de História da Arte (Kunsthistorisches Museum)
Sarcófagos, múmias, roupas e objetos pessoais que pertenceram aos antigos faraós costumam cativar a atenção das crianças. O museu reúne ainda coleções de pintura, de antiguidades greco-romanas e de instrumentos musicais.
Borboletário (Schmetterling Haus)
Bem no centro de Viena, a 200 metros da Ópera, aprecie a graciosidade, o colorido e todo o exotismo de cerca de 400 tipos de borboletas. Originárias de países como Belize, Filipinas e Tailândia, elas voam livremente em um ambiente tropical recriado, com temperatura média de 26°C e umidade de 80%.