Vila em Pomerode é eleita uma das melhores do mundo
O vilarejo concentra o maior número de casas construídas em estilo enxaimel fora da Alemanha
Testo Alto, na Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), na região do Vale Europeu, foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, 2, durante cerimônia em Madri, na Espanha.
O roteiro catarinense recebeu o selo “Best Tourism Villages“, que reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tanto o meio ambiente quanto as tradições locais. Um total de 44 vilas de 32 países nos cinco continentes foram reconhecidas em 2021.
Na disputa estavam mais de 170 destinos de 75 países. O Brasil concorria com três vilas turísticas. Além da Rota do Enxaimel, também estavam na final São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG), e Alberto Moreira, em Barretos (SP).
O vilarejo de Testo Alto fico na 31ª posição. O posto de melhor vila do mundo ficou com Bekhovo, Federação Russa, seguida de Bkassine, no Líbano, e de Bojo, nas Filipinas.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Conheça a Vila
Localizado no bairro de Testo Alto, o vilarejo catarinense tem cerca de 3 mil moradores e concentra o maior número de casas construídas em estilo enxaimel fora da Alemanha. Ao todo são 50 imóveis que ficam ao longo dos 16 km da Rota do Enxaimel, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Além da herança da imigração germânica, o bairro conserva áreas de Mata Atlântica com incontáveis nascentes de água, ribeirões e cachoeiras.
Enxaimel é uma técnica de construção trazida pelos imigrantes alemães, principalmente da região da Pomerânia, no século 19, em que se destacam na fachada grandes vigas de madeira encaixadas umas sobre as outras, sem uso de pregos, e preenchidas com tijolos de argila.
Além das casas preservadas, o roteiro oferece passeios em meio à natureza, gastronomia típica, artesanato, produtos da agricultura familiar, chocolates e manifestações culturais herdadas dos colonizadores alemães de Pomerode.
Lista das 44 melhores vilas turísticas da ONU
- Bekhovo, Federação Russa
- Bkassine, Líbano
- Bojo, Filipinas
- Caspalá, Argentina
- Castelo Rodrigo, Portugal
- Cuetzalan del Progreso, México
- Cumeada, Portugal
- Gruyères, Suíça
- Batu Puteh, Malásia
- Kaunertal, Áustria
- Le Morne, Maurício
- Lekunberri, Espanha
- Maní, México
- Misfat Al Abriyeen, Omã
- Miyama, Japão
- Mokra Gora, Sérvia
- Morella, Espanha
- Mustafapaşa, Turquia
- Nglanggeran, Indonésia
- Niseko, Japão
- Aldeia Nkotsi, Ruanda
- Grande Porto Velho, Maurício
- Olergesailie, Quênia
- Ollantaytambo, Peru
- Pano Lefkara, Chipre
- Pica, Chile
- Pochampally, Índia
- Puerto Williams, Chile
- Radovljica, Eslovênia
- Rijal Alma’a, Reino da Arábia Saudita
- Testo Alto, Brasil
- Saas Fee, Suíça
- San Cosme y Damián, Paraguai
- San Ginesio, Itália
- Sidi Kaouki, Marrocos
- Solčava, Eslovênia
- Soufli, Grécia
- Taraklı, Turquia
- Ilha Púrpura, República da Coreia
- Aldeia de Ungok, República da Coreia
- Valposchiavo, Suíça
- Wonchi, Etiópia
- Xidi, China
- Yucun, China