Vilarejo austríaco instala ‘muro antisselfie’ contra turistas
Nos últimos anos o vilarejo austríaco vem sofrendo com o excesso de turistas
Encravado entre o lago Hallstatter See e os Alpes austríacos, o pequeno vilarejo de Hallstatt, na Áustria, parece ter saído de um conto de fadas.
Dizem que o reino fictício de Arendelle, da animação “Frozen”, da Disney, foi inspirado na pacata vila de pouco menos de 800 habitantes.
De fato, o lugar é encantador. Com suas casas em estilo alpino, Hallstatt, que fica a pouco mais de uma hora de Salzburgo, é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1997.
Mas nos últimos anos o vilarejo austríaco vem sofrendo com o excesso de turistas. Isso se deve em grande parte a Elsa, Anna, Olaf e companhia.
Antes do lançamento de “Frozen”, em 2013, Hallstatt recebia cerca de 100 visitantes por dia. em 2019, esse número saltou para mais de 10.000 turistas por dia.
Apesar do aumento no fluxo de turistas ser bom para a economia da cidade, ele também traz transtornos, como aumento do custo de vida, lixo e drones sobrevoando o povoado, tirando a privacidade dos moradores.
O muro antisselfie’ de Hallstatt
Num esforço para conter o excesso de turistas, Hallstatt instalou barreiras de madeira para obstruir a vista alpina da cidade. As barreiras foram erguidas na esperança de afastar os turistas de um dos pontos de selfie mais populares.
“A única coisa que ajudaria é se o ponto de foto não for mais um ponto de foto”, disse o prefeito Alexander Scheutz ao jornal local Kurier.
No entanto, o prefeito disse que o “muro” foi removido e em seu lugar será colocada uma placa no seu lugar.
Hallstatt tem apenas 750 moradores. Antes da pandemia, o pequeno vilarejo recebia cerca de um milhão de visitantes por ano.
Agora, as autoridades registram um aumento no número de turistas: “Já temos um aumento significativo de hóspedes no primeiro trimestre “, explicou Scheutz .
A prefeitura de Hallstatt também adotou outras medidas para frear o excesso de turistas no vilarejo, como a limitação de entrada de veículos na cidade para apenas 45. “Temos espaço para 450, mas rapidamente atingimos o limite”, afirma o prefeito.