Vindima na Serra Gaúcha: experiência inesquecível entre parreirais e vinhos

Tradicional evento ocorre entre janeiro e março, período em que as uvas estão maduras e prontas para a colheita

15/01/2025 09:01

É época da colheita da uva na Serra Gaúcha. A região, conhecida por suas vinícolas, entra num período especial nessa época do ano com a chegada da vindima.

Esse tradicional evento ocorre entre janeiro e março, período em que as uvas estão maduras e prontas para a colheita, transformando os vinhedos em cenários deslumbrantes.

Vindima na Serra Gaúcha: experiência inesquecível entre parreirais e vinhos
Vindima na Serra Gaúcha: experiência inesquecível entre parreirais e vinhos - Divulgação/Wine Locals

Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul são alguns dos destinos mais procurados para vivenciar essa celebração repleta de aromas, sabores e tradições.

Durante a vindima, as vinícolas da Serra Gaúcha abrem suas portas para oferecer uma imersão na cultura do vinho. É possível participar da colheita das uvas diretamente nos parreirais, realizar a tradicional pisa das uvas, e, claro, degustar vinhos e espumantes frescos, harmonizados com delícias da culinária local.

Muitos passeios incluem apresentações culturais, piqueniques nos vinhedos, degustação e workshops sobre o processo de produção de vinhos.

Vinícolas para visitar na vindima na Serra Gaúcha

1 – Vinícola Miolo (Bento Gonçalves)

Localizada no Vale dos Vinhedos, a Miolo é uma das mais famosas da região. Destaque é o Wine Garden, um wine bar a céu aberto que visa estimular os seus sentidos através do contato com a natureza e a degustação dos vinhos da vinícola.

A Miolo oferece a experiência Wine Garden
A Miolo oferece a experiência Wine Garden - Divulgação

O cenário deslumbrante do local torna a experiência ainda mais especial. Informações e reservas: www.institucional.miolo.com.br/enoturismo/.

2 – Casa Valduga (Bento Gonçalves)

https://www.instagram.com/p/DD11zy9u1F8/

A Casa Valduga é referência em enoturismo e proporciona uma experiência completa. Além da colheita e pisa das uvas, os visitantes têm acesso a um tour pela vinícola, uma degustação de rótulos premium e um almoço harmonizado com pratos típicos italianos. Informações aqui.

3 – Vinícola Aurora (Bento Gonçalves)

A Vinícola Aurora terá degustação de vinhos e azeites
A Vinícola Aurora terá degustação de vinhos e azeites - Divulgação

Para edição deste ano da vindima, a Vinícola Aurora terá degustação de vinhos e azeites, além de um tour pela seda da empresa em Bento Gonçalves. A imersão ocorre nos dias de 18 de janeiro e 1º de março e tem duração de duas horas. Saiba mais aqui ou pelo WhatsApp (54) 99134.5916.

4 – Vinícola Cristofoli (Garibaldi)

Para a Vindima 2025, a Cristofoli Vinhos de Família traz uma novidade: o Amanhecer de Vindima, que poderá ser vivido em cinco sábados seguidos, começando pelo dia 25 de janeiro, sempre a partir das 10h. 

Experiência da Cristofoli inclui pisa das uvas, brunch no vinhedo e degustação de vinhos e espumantes
Experiência da Cristofoli inclui pisa das uvas, brunch no vinhedo e degustação de vinhos e espumantes - Divulgação

Tudo é conduzido pela própria família, desde a recepção com welcome drink, a visita guiada pela vinícola, a imersão no vinhedo, a pisa das uvas até o brunch ao ar livre.

A programação encerra na loja que funciona no porão da casa da ‘nona’. Informações e reservas: www.vinhoscristofoli.com.br.

5 – Vinícola Cainelli (Bento Gonçalves)

Com forte apelo histórico, a Vinícola Cainelli oferece uma experiência que remonta às tradições dos primeiros imigrantes italianos. A pisa das uvas e a degustação de vinhos são acompanhadas de histórias sobre a cultura local. Informações e reservas: https://vinicolacainelli.com.br.

6 – Vinícola Jolimont (Canela)

A programação da Jolimont terá o Tour Safra em todos os sábados de janeiro. A experiência imersiva no mundo do vinho começa com um passeio instrutivo pelos parreirais e inclui taça e chapéu.

Nos sábados de janeiro, Jolimont realiza o Tour Safra, com uma experiência imersiva no mundo do vinho
Nos sábados de janeiro, Jolimont realiza o Tour Safra, com uma experiência imersiva no mundo do vinho - Divulgação

O ponto alto da festa é a Festa da Vindima, no dia 1º de fevereiro, com almoço com vista para os parreirais, com assado típico regado a vinho e espumante. Os ingressos para as atividades podem ser adquiridos presencialmente ou no site da vinícola.

Dicas para aproveitar ao máximo a vindima

  • Reserve com antecedência: A vindima é uma das épocas mais movimentadas da região, e as vagas para os passeios costumam esgotar rapidamente.
  • Use roupas confortáveis: Para aproveitar a colheita e a pisa das uvas, opte por roupas leves e calçados confortáveis.
  • Aproveite a gastronomia local: Combine a experiência da vindima com refeições em restaurantes típicos da região, que oferecem pratos como galeto, polenta e massas frescas.

Castelo Saint Andrews

De janeiro a março, o Castelo Saint Andrews, em Gramado, celebra a Vindima, a época mais importante para a produção de vinhos na Serra Gaúcha.

Café da manhã do Castelo Saint Andrews tem vista para o Vale do Quilombo
Café da manhã do Castelo Saint Andrews tem vista para o Vale do Quilombo - Divulgação

Os hóspedes poderão participar da tradicional pisa das uvas nos jardins do castelo e desfrutar de almoços e jantares harmonizados com os melhores vinhos da região, explorando o rico universo enológico brasileiro.

Em março, o castelo trará a sofisticação e a elegância do Carnaval de Veneza para as montanhas da Serra Gaúcha. Uma programação exclusiva foi desenvolvida para oferecer uma experiência única durante o feriado, com eventos temáticos que misturam luxo, charme e conforto.

Hóspedes podem desfrutar de almoços e jantares harmonizados
Hóspedes podem desfrutar de almoços e jantares harmonizados - Divulgação

Além da programação sazonal, o Castelo Saint Andrews oferece diferenciais que encantam seus visitantes: café da manhã em quatro etapas com horário livre, uma carta de vinhos reconhecida internacionalmente pela Wine Spectator, tratamentos de spa exclusivos e a excelência do Restaurante Primrose.