Virada do ano: litoral de SP tem 153 praias próprias para banho
Dos 177 pontos monitorados, apenas 22 apresentaram condições impróprias para o banho de mar
Turistas que forem passar a virada do ano no litoral de São Paulo vão encontrar a maioria das praias com águas próprias para banho de mar.
Segundo boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado nesta quinta-feira, 28, dos 177 pontos monitorados, 153 estão com boas condições de balneabilidade. Apenas 22 pontos de praias apresentaram condições impróprias.
No litoral norte, das 98 praias monitoradas, 84 estão próprias. As praias impróprias são: seis em Ubatuba, duas em Caraguatatuba (Tabatinga-perto do Rio e Indaiá), três em São Sebastião (São Francisco, Pontal da Cruz e Boiçucanga). E três em Ilhabela (Itaquanduba, Itaguaçu e Ilha das Cabras).
Na Baixada Santista e litoral sul, das 77 praias monitoradas, 69 estão próprias sendo que Bertioga, Santos, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida estão todas com bandeira verde.
As praias impróprias são: uma no Guarujá (Perequê), três em São Vicente e quatro na Praia Grande.
Chuva interfere na balneabilidade das praias
É importante ficar atento às condições do tempo, principalmente sobre os alertas para chuvas, que podem comprometer a balneabilidade e levar a uma avaliação imprópria para o banho de mar.
Claudia Lamparelli, gerente do setor de Águas Litorâneas da Cetesb, faz um alerta: “
“Não se pode deixar de considerar os efeitos das chuvas volumosas, que temporariamente, se sobrepõem aos efeitos da melhoria na infraestrutura de saneamento, podendo prejudicar consideravelmente a qualidade da água do mar”, alerta Claudia Lamparelli, gerente do setor de Águas Litorâneas da Cetesb.
Por isso, evite o banho de mar nas primeiras 24 horas após chuvas intensas.
Nas praias monitoradas, procure sempre locais onde a bandeira de sinalização da Cetesb esteja com a cor verde.