Washington, DC é reduto para apaixonados por filmes e séries

Visitar locais de filmagem de produções cinematográficas e televisivas é uma forma diferente e lúdica de conhecer a capital dos EUA

06/12/2024 06:57

Já escolheu um destino somente por causa de um filme ou série? Sabia que isto tem um nome? Set jetting é uma tendência de turismo em que viajantes escolhem destinos que serviram de cenário para filmes, séries ou programas de TV famosos, como Washington, DC, a capital dos Estados Unidos.

Esses locais atraem fãs que desejam vivenciar a atmosfera das histórias que amam, explorando cenários icônicos, como castelos, cidades ou paisagens naturais vistas na tela. Além de proporcionar uma conexão emocional com as produções, o set jetting movimenta a economia local ao transformar cenários fictícios em verdadeiros pontos turísticos.

Washington, DC tem sido palco de inúmeras filmagens cinematográficas e televisivas
Washington, DC tem sido palco de inúmeras filmagens cinematográficas e televisivas - Divulgação/Destination DC

Washington, DC tem sido palco de inúmeras filmagens cinematográficas e televisivas, tendo como cenário ou pano de fundo símbolos icônicos da cidade, entre museus, monumentos e, claro, a Casa Branca, símbolo maior da capital americana.  

Entre os filmes mais icônicos estão “Forrest Gump”, onde o personagem principal corre pelo National Mall, e “A Caçada ao Outubro Vermelho”, que também inclui cenas na capital americana. A série “House of Cards” é uma das mais conhecidas, com várias cenas ambientadas em locais que são verdadeiros cartões-postais de DC.

Washington, DC é reduto para apaixonados por set jetting 

Locais iônicos de Washington, DC são destaques em diversas mega produções, como o National Mall aparece, ainda, em “Capitão América: O Soldado Invernal” e “Transformers: O Lado Oculto da Lua”. Os museus Smithsonian são destaque em “Uma Noite no Museu”. Já Arquivo Nacional é ponto central em “A Lenda do Tesouro Perdido” e o Capitólio aparece em “A Mulher Faz o Homem” e “Fuga no Século 23”.  

O filme da Netflix “Rustin”, por exemplo, inspirou um passeio autoguiado e gratuito que qualquer pessoa pode fazer ao visitar o National Mall. Nos tours pelas ruas de Georgetown, impossível não parar diante da escadaria de pedra com 75 degraus usada como locação para a queda fatal de um padre no filme “O Exorcista”, um clássico do cinema lançado em 1973. 

Outra campeã de audiência televisiva é “Scandal”, série de suspense que teve 124 episódios no ar pela ABC. Embora grande parte das filmagens tenha ocorrido em Los Angeles, a série também utilizou locais emblemáticos de DC para tomadas externas com o objetivo de conferir mais autenticidade à trama, como a Casa Branca, o National Mall e o Capitólio.

A produção inclusive estimulou a fama de um dos atrativos que só podem ser vistos em DC, que é a suíte do hotel The Jefferson que ficou conhecida como “Quarto Olivia Pope”, inspirada na personagem principal da série, interpretada por Kerry Washington. Ela é decorada com detalhes elegantes e sofisticados, que refletem o estilo da protagonista, e disputadíssima pelos fãs da série que visitam a capital.  

O que visitar?

A lista de filmes e séries que transformaram Washington, DC em um reduto para os aficionados em set jetting é grande, confira outras dicas.

Ghosted (2023)  

Ghosted” é uma comédia romântica com aventura e ação estrelada por Chris Evans e Ana De Armas. A aventura se desenrola levando-os por várias cidades, incluindo uma estadia significativa em Washington, DC. Apenas no trailer, podem ver vistas impressionantes da cúpula do Edifício Oeste da National Gallery of Art, assim como a torre de livros de Lincoln dentro do Ford’s Theatre.  

A National Gallery of Art tem entrada gratuita e abriga a única obra de Da Vinci nas Américas. O Ford’s Theatre apresenta shows regulares e conta com um museu e realiza tours históricos. 

Rustin (2023) 

A poderosa história real de Bayard Rustin, o líder dos Direitos Civis, abertamente gay, que dedicou sua vida à busca pela igualdade racial. Colman Domingo (Rustin) interpreta a força motriz por trás da Marcha de 1963 sobre Washington, uma parte extremamente influente da história de DC.  

Em parceria com a Netflix, está disponível um tour em áudio que detalha a marcha e leva os visitantes passo a passo pelos eventos daquele dia. Os visitantes podem ouvir as gravações originais da marcha enquanto exploram marcos como o Lincoln Memorial e a Estátua de Martin Luther King Jr. 

Não Olhe Para Cima (2021)  

Esta comédia satírica gira em torno de dois astrônomos, interpretados por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, que descobrem um cometa em rota de colisão com a Terra.  

É possível fazer um tour gratuito pela Casa Branca
É possível fazer um tour gratuito pela Casa Branca - Divulgação/Destination DC

Durante sua jornada, eles viajam até a Casa Branca para se encontrar com a presidente (Meryl Streep), que os ignora sem pensar duas vezes. A equipe acaba indo frequentemente a DC para se reunir com políticos, à medida que as tensões aumentam e o cometa se aproxima.  

Visitantes internacionais podem solicitar um tour na Casa Branca através de sua embaixada. A Casa Branca pode ser vista do lado de fora sem a necessidade de um tour agendado, e o White House Visitor Center é gratuito e aberto ao público.

Mulher-Maravilha 1984 (2020)  

A sequência do filme “Mulher-Maravilha“, de 2017, acompanha Diana Prince, interpretada por Gal Gadot, enquanto ela enfrenta novos desafios e adversários.

Como Diana Prince trabalha no Instituto Smithsonian em DC, e certos eventos cruciais ocorrem na cidade, o filme mantém uma conexão com o universo mais amplo com aa capital. A representação de locais icônicos de Washington, DC e a integração dos marcos da cidade contribuem para a ligação do filme com a capital do país.  

Todos os 16 museus do Smithsonian Institution em Washington, DC, incluindo o “empregador” da Mulher-Maravilha, o Museu Nacional de História Natural, são gratuitos e abertos ao público.

The Post: A Guerra Secreta (2017)  

Um drama histórico que retrata a verdadeira história do escândalo dos Documentos do Pentágono. O filme segue Katharine Graham, a primeira mulher a ser editora de um grande jornal americano, The Washington Post, interpretada por Meryl Streep, e o editor do jornal, Ben Bradlee, interpretado por Tom Hanks.

Fotos do julgamento podem ser encontradas na Biblioteca do Congresso
Fotos do julgamento podem ser encontradas na Biblioteca do Congresso - Divulgação/Destination DC

Quando o The New York Times publica documentos confidenciais que revelam o envolvimento do governo dos EUA na Guerra do Vietnã, o The Washington Post enfrenta uma decisão crucial sobre se deve publicar sua própria reportagem, arriscando repercussões legais e financeiras no processo. Baseado em uma história real, o filme destaca uma das fontes de notícias mais influentes de Washington e um dos maiores escândalos políticos desde Watergate.

Fotos do julgamento podem ser encontradas na Biblioteca do Congresso, e o relatório completo dos Documentos do Pentágono pode ser lido no site do Arquivo Nacional, localizado em Washington, DC. 

Designated Survivor, Série (2016-2019) 

Um drama político que acompanha Tom Kirkman, interpretado por Kiefer Sutherland, um membro de baixo escalão do gabinete que, de repente, se torna o presidente dos Estados Unidos após um ataque durante o discurso do Estado da União, que mata todos os superiores na linha de sucessão presidencial.

Os monumentos e memoriais em Washington, DC são gratuitos e abertos ao público
Os monumentos e memoriais em Washington, DC são gratuitos e abertos ao público - Divulgação/Destination DC

A série é fortemente centrada em Washington, DC, explorando as complexidades da política americana, das instituições governamentais e dos desafios enfrentados pelo presidente e sua administração. Ao longo das três temporadas, a série retrata de forma dramática a capital do país, homenageando alguns dos marcos mais reconhecidos de Washington, DC, como o Monumento a Washington.  

Os monumentos e memoriais em Washington, DC são gratuitos e abertos ao público. Os visitantes podem reservar um ingresso gratuito com horário marcado para subir ao topo do Monumento a Washington e apreciar belas vistas da cidade. 

White House Plumbers, Mini Série (2023)

Esta série da HBO MAX segue a história dos sabotadores políticos de Nixon, E. Howard Hunt (Woody Harrelson), G. Gordon Liddy (Justin Theroux) e suas famílias, enquanto eles acidentalmente derrubam uma presidência, levando a um dos maiores escândalos políticos da história americana. White House Plumbers é um drama satírico baseado em eventos reais e ambientado inteiramente em Washington, DC.  

Scandal Suite, no The Watergate Hotel
Scandal Suite, no The Watergate Hotel - Divulgação/Destination DC

Os visitantes podem se hospedar no The Watergate Hotel e solicitar a Scandal Suite –o original Quarto 214– usada no arrombamento do Watergate em 1972. Este quarto foi decorado em colaboração com Lyn Paolo, a designer de figurinos de Scandal, e contém itens da época do Escândalo Watergate. 

House of Cards, Série (2013-2018)  

Uma série dramática política que segue o implacável e astuto Frank Underwood, interpretado por Kevin Spacey, que, após ser preterido para o cargo de secretário de Estado, decide manipular seu caminho até o topo da hierarquia política em Washington, DC.

Os visitantes podem fazer um tour pelo edifício do Capitólio agendando um ingresso gratuito com horário marcado
Os visitantes podem fazer um tour pelo edifício do Capitólio agendando um ingresso gratuito com horário marcado - Divulgação/Destination DC

Com o cenário de marcos icônicos de Washington, DC e uma visão interna do Edifício do Capitólio dos EUA, o show captura a essência da capital do país enquanto mergulha no frequentemente impiedoso mundo da política.  

Os visitantes podem fazer um tour pelo edifício do Capitólio agendando um ingresso gratuito com horário marcado.

The Night Agent, Série (2023) 

Baseada em um romance de Matthew Quirk, esta série é a emocionante história de um agente do FBI de baixo escalão (Gabriel Basso) que trabalha no subsolo da Casa Branca monitorando um telefone que nunca toca… até que toca. Essa ligação leva-o a uma conspiração que pode ser rastreada até o Salão Oval.

Estação de metrô em Washington, DC
Estação de metrô em Washington, DC - Divulgação/Destination DC

A primeira temporada foi filmada no Canadá, com Vancouver representando Washington, DC, mas os visitantes podem explorar locais reais na cidade, desde desarmar uma bomba no metrô até passear pela biblioteca de Georgetown. 

The Blacklist, Série (2013-2023) 

Uma série de suspense criminal que segue Raymond “Red” Reddington, interpretado por James Spader, um ex-agente do governo que se torna um criminoso de alto perfil e se entrega voluntariamente ao FBI.

A série se passa principalmente em Washington, DC, com muitos dos alvos de alto escalão fazendo da capital do país sua casa. De políticos corruptos escondidos à vista de todos ou criminosos nas profundezas da cidade, DC é amplamente mostrada ao longo da trama.