Conheça 10 aquários incríveis pelo mundo

Eles podem ser grandes atrações em cidades costeiras ou ficar a quilômetros de distância do litoral.Os aquários espalhados pelo mundo aproximam as pessoas dos animais marinhos, deixando-as pertinho de várias espécies, como tubarões, golfinhos e diferentes tipos de peixe.

Alguns deles têm tanques gigantescos, com grandes painéis e túneis transparentes, e variedades de animais, representando habitats naturais de diferentes ecossistemas ao redor do planeta.

O site Hotel Urbano listou os dez os aquários mais espetaculares  do mundo. Confira abaixo:

1 – Georgia Aquarium (Atlanta – Estados Unidos)

Conhecido como o aquário mais mágico do planeta, o Georgia Aquarium possui o maior tanque de peixe e é lar para mais de 500 espécies diferentes marinhas.

O maior aquário do mundo conta com impressionantes números: são quase 100 mil espécies que vivem nos tanques que, somados, chegam a 38 milhões de litros d’água.

Os visitantes podem mergulhar ao lado dos principais habitantes do aquário, os tubarões-baleia e arraias, ou simplesmente observar baleias beluga em tanques de água tão fria quanto as dos mares árticos.

2 – Dubai Mall Aquarium (Dubai – Emirados Árabes Unidos)

O Dubai Mall Aquarium é um gigantesco aquário, no centro de um dos maiores shoppings do mundo. De acordo com o Guinness, possui o maior painel de acrílico do planeta, de 8,3 por 33 metros, com espessura de 750 mm e capacidade de 10 milhões de litros de água.

São 33 mil animais marinhos, entre 400 tubarões e arraias que vivem no aquário de 3 andares. No andar subterrâneo, o visitante entra por um túnel transparente, que permite visão panorâmica de 270 graus. Por ele passam focas, arraias, peixinhos e tubarões.

O Dubai Mall Aquarium conta, ainda, com um ambiente de gelo e temperatura abaixo de zero, criado para abrigar os charmosos pinguins-gentoo, a ave mais rápida debaixo d’água.

3 – Okinawa Churaumi Aquarium (Okinawa – Japão)

A maior atração do Okinawa Churaumi Aquarium é o tubarão-baleia, uma das espécies mais raras que vive no tanque principal com outros 21 mil animais, de 740 espécies e diferentes colônias de coral. São 77 tanques com 10.000 m³ de água salgada.

Os tanques são divididos em 4 andares, para dar a ideia das margens até o fundo do mar. Como o teto é aberto, a luz do sol dá nuances diferentes à água. Visite a ala escura, com pouquíssima iluminação, onde os tanques recriam a vida marinha a mais de 200 metros de profundidade.

São mais de 70 espécies que vivem ali, observe lagostas e caranguejos com olhos esbugalhados que tentam captar o menor sinal de luz. Os mais curiosos são os peixes que brilham como vaga-lumes e os corais que parecem mudar de cor.

4 – L’Oceanografic (Valência – Espanha)

O L’Oceanogràfic é o maior aquário da Europa, com capacidade de água de 11 milhões de litros e mais de 45 mil criaturas marinhas, e localizado dentro da Cidade das Artes e Ciências em Valência.  A fauna vai de tubarões e barracudas a morsas e pinguins, passando por leões-marinhos e baleias beluga.

Ao todo, o complexo conta com nove torres submarinhas estruturadas em 2 níveis, que representam diferentes ecossistemas, com 42 milhões de litros de água em tanques com formas inusitadas, como de iglu, lírio d’água e violão.

O L’Oceanogràfic possui também duas torres que são unidas por um túnel.

5 – Turkuazoo (Istambul –  Turquia)

O Turkuazoo é um aquário público e centro de pesquisa e conservação marinha. Além disso, é um dos maiores aquários da Europa e grande atração turísticas da cidade de Istambul. São mais de 10 mil diferentes animais marinhos, como polvos, tubarão-tigre e piranhas.

Fica localizado dentro do Shopping Forum Istanbul, com representações de habitats como florestas tropicais e regiões marinhas. São 29 tanques diferentes, o maior deles com 5 milhões de litros de água.

6 – Monterey Bay Aquarium (Monterey – EUA)

O Monterey Bay Aquarium é um aquário exclusivo com uma enorme variedade de animais: são mais de 600 espécies em 2 tanques. O maior tanque conta com 1,3 milhões de litros, que representa a vida marinha do litoral da Califórnia.

O espaço possui uma das maiores janelas únicas de vidro do mundo, no tanque chamado Ocean’s Edge Wing. Uma exposição única de água-viva com polvo gigante e as lontras do mar, grandes tubarões-baleia e sobre a vida selvagem local, como os leitos de algas marinhas, são algumas das muitas atrações do aquário.

7  -uShaka Marine World (Durban – África do Sul)

O Ushaka Marine World é um parque temático que compreende 4 seções: uShaka Sea World, uShaka Wet’n Wild, uShaka Beach e uShaka Village Walk. O grande destaque é o uShaka Sea World, com 32 tanques e 17.500 m³ de água.

Há uma grande variedade de criaturas marinhas, de pequenos peixes e cavalos-marinhos a tubarões e golfinhos. O tanque com tubarões pode ser visto da mesa do restaurante do parque, enquanto você faz uma refeição.

8 – Shanghai Ocean Aquarium (Xangai – China)

O Shanghai Ocean Aquarium é um dos maiores aquários da Ásia. São 400.000 galões de água em nove tanques de exibição da vida marinha, e mais de 450 espécies de animais dos cinco continentes e quatros oceanos, representando diferentes ambientes de várias partes do mundo –como a China, Antártica e a Oceania.

O destaque do aquário é o mais longo túnel submerso do mundo, com medida de 155 metros, que leva os visitantes através do recife costeiro, mar aberto, caverna, esconderijo de tubarão e recife de coral.

9 – The Aquarium of Genoa (Gênova – Itália)

Um dos maiores aquários da Europa, o The Aquarium of Genoa possui 70 tanques, que reproduzem os habitats marinhos de mais 6.000 animais. Os ambientes representam o Mar Mediterrâneo, o Mar Vermelho e o Oceano Índico.

Um dos 70 tanques que se destaca, é a piscina que reproduz uma barreira de corais e a área ocupada com espécies que serviu de inspiração para o filme “Procurando Nemo”.

10 – Aquarium of Western Australia (Perth – Austrália)

O Aquarium of Western Australia é o maior aquário da Austrália, possui um super tanque com capacidade máxima de mais de 700.000 galões de água do mar. É um resumo dos 12 mil quilômetros da costa ocidental da Austrália.

Entre as principais atrações, está um túnel subaquático de vidro, que corre ao longo da parte inferior dos habitats, uma caminhada de 98 metros. Polvos, arraias azuis, crocodilos e cavalos-marinhos são alguns dos destaques.

É possível nadar com tubarões, sob a direção de um guia e pelo recife de coral, um dos maiores aquários do mundo.