Punir ou educar? Disciplina positiva ganha espaço
Vídeo do artigo
Ao invés de punição, aposta no diálogo, no respeito e na empatia pra ensinar limites e responsabilidade de um jeito mais saudável
Bronca ou conversa? Punir ou educar? A disciplina positiva vem ganhando espaço e mostrando que educar não precisa ser sinônimo de gritar, castigar ou humilhar.
Ela parte de um princípio simples (mas poderoso!): firmeza + gentileza. Ao invés de punição, aposta no diálogo, no respeito e na empatia pra ensinar limites e responsabilidade de um jeito mais saudável.
Crianças não nascem sabendo lidar com emoções — e cabe aos adultos guiar esse processo com amor e paciência (mesmo naqueles dias tensos).
Quer entender como aplicar isso no dia a dia? Dá o play no vídeo e se quiser se aprofundar no assunto é só clicar aqui e conferir uma matéria que fizemos sobre o tema!
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.