Stanford revela o maior aliado na luta a contra a balança… e não é o cardio
Vídeo do artigo
Estudo traz à tona um novo protagonista na luta contra a gordura corporal
Um estudo recente da Universidade de Stanford trouxe à tona um novo aliado na luta contra a balança e o descontrole dos níveis de açúcar no sangue: a musculação.
Publicado no periódico científico Diabetologia, o estudo acompanhou, por nove meses, 186 pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2.
Elas foram divididas em três grupos distintos: o primeiro se dedicou exclusivamente à musculação, o segundo ficou com os exercícios aeróbicos tradicionais e o terceiro misturou os dois mundos.
O resultado? Apenas o grupo focado na musculação apresentou aumento expressivo na massa muscular magra e controle significativamente melhor da glicemia.
Embora o exercício aeróbico ainda tenha seu valor — especialmente no início de uma jornada de emagrecimento — os pesquisadores foram categóricos: a longo prazo, a musculação se mostra mais eficaz na redução da gordura corporal e no controle da glicemia.