15º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC reúne atrações culturais
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A programação da 15ª edição do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC, realizado de quarta-feira (9/11) a sábado (12/11), inclui mesas temáticas, rodas de conversas e diversas atrações culturais, inclusive mostra cinematográfica. O evento acontece no Auditório Heleny Guariba, no Paço Municipal de Santo André. Para participar se inscreva aqui.
Nesta quarta, primeiro dia do encontro, às 16h30, logo após a conferência com o sociólogo e escritor José de Souza Martins, será exibido um slide show em homenagem a todos que ajudaram a construir o Congresso de História ao longo dos seus 32 anos.
Professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), Martins foi quem justamente propôs, há mais de 30 anos, a criação do evento regional ao prefeito de Santo André e fundador do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Celso Daniel (1951-2002).
- São Caetano e Rio Grande da Serra terão apresentações gratuitas do Coletivo Menelão de Teatro
- 3ª edição da Mostra Cênica acontece na Fábrica de Cultura Diadema a partir desta terça
- “Circuito Quebrada Viva” chega pela primeira vez em Mauá para um dia dedicado à cultura hip-hop
- Teatro Paulo Machado de Carvalho recebe ‘Mostra Retomada ABC de Cinema’
Em 1990, foi realizado em Santo André, pela primeira vez, um Congresso de História com foco na história regional, contando com o apoio fundamental do Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do Grande ABC (Gipem).
Na quinta-feira, às 18h, é a vez de uma mostra de curtas-metragens. Serão exibidos os filmes Afogados, de Aron Feldman, Quando você não está, de Victor Hugo Simões, A lenda da folha seca, de Milton Santos, Cicatriz, de Ariana Macedo, e Caquinhos, de Denise Szabo.
A atração cultural de sexta-feira é a apresentação, às 18h, da Orquestra de Violeiros de Mauá, sob a regência do maestro Dedé de Lira. Fundado em agosto de 1990, o grupo tem como objetivo principal resgatar e valorizar a música sertaneja de raiz, conhecida como música caipira.
Para fechar a programação, no sábado, a atividade é uma caminhada monitorada pelo Centro Histórico de Santo André, com início no Centro Cívico da cidade e encerramento no Cine Theatro Carlos Gomes
O 15º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC é organizado pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Clique aqui para ver a programação completa do evento.
Sobre a mostra cinematográfica
Mostra: O Audiovisual como instrumento de salvaguardar a memória visual das cidades do grande ABC paulista.
Data: 10/11/2022 – as 18h00
A mostra vai passear por um recorte do Grande ABC paulista, sendo quatro cidades representadas em audiovisual, que são Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Diadema; buscando ressaltar os realizadores/realizadoras e suas obras audiovisuais que perpetuaram as cidades, suas ruas, bairros, seu povo; nos roteiros de suas histórias.
Após as exibições teremos uma mesa de debates, que será composta pelos diretores Victor Hugo Simões, Milton Santos Jr. e diretora Ariana Macedo e Denise Szabo dos filmes exibidos, e também contaremos com a presença na mesa do Claudio Feldman, Ida Feldman e a Mostra tem a curadoria e mediação da mesa por Diaulas Ullysses.
AFOGADOS – direção Aron Feldman – ficção – vhs – 12 min. – 1993
Sinopse: Da natureza pulsante com suas águas límpidas, surge o homem cego no meio do barro e tudo muda – construções, prédios, ruas – o moderno avassalador destruindo tudo. Em algum momento da vida surgira uma âncora para salvar o ser humano.
São Caetano do Sul
QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ – direção Victor Hugo Simões – ficção – digital – 9 min. – 2014
Sinopse: A falta de diálogo dentro do relacionamento faz com que casal procure seus confidentes ao invés de resolver seus conflitos em casa.
São Bernardo do Campo
A LENDA DO FOLHA SECA – direção Milton Santos Jr. – Terror – digital – 13 min. – 2016
Sinopse: Um passeio turístico marcado pelo horror e pânico e uma terrível vingança macabra.
Diadema
CICATRIZ – direção Ariana Macedo – Vídeoperformance – digital – 15 min. – 2022
Sinopse: O corpo é um traje sagrado é com ele que se entra na vida e é com ele que partimos dela. Ao longo da trajetória da nossa vida adquirimos marcas de cicatrizes que fazem parte da cartografia de nossa pele.
São Caetano do Sul
CAQUINHOS – direção Denise Szabo – Documentário – digital – 21 min. – 2022
Sinopse: O piso de Caquinho é uma invenção popular que coloriu grande parte das casas brasileiras do século XX. Mas afinal, de quem foi a ideia? De onde ela surgiu? Conheça a história da cerâmica quebrada que, de tão popular, ficou mais cara que a peça inteira.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram