49º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto é prorrogado até 18 de março
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
O 49º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto foi prorrogado e segue em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André até 18 de março. São 70 obras de artistas de todo o Brasil entre fotografias, pinturas e vídeos, além de gravuras, objetos, instalações, performance e obras em mídia digital. Nesta categoria, há duas videoperformances online, um site, e uma instalação com recursos de vídeo e projeções.
Esta edição do evento foi concebida levando em conta as restrições da pandemia. Por este motivo, além do formato digital, pela primeira vez foi acrescentado espaço expositivo externo ao Salão de Exposições. O site specific ‘Repique’, de Lucas Simões, é uma instalação interativa com pedras portuguesas, areia e manta de espuma que dialoga com o icônico piso do Paço Municipal concebido por Burle Marx. Os visitantes podem andar sobre a obra localizada em frente à Biblioteca Nair Lacerda.
- Exposição “Livro, Deslivro e Relivro” de Gilberto Tomé está em Santo André até dezembro
- Santo André recebe exposição “Livro, Deslivro e Relivro” de Gilberto Tomé
- Casa do Olhar Luiz Sacilotto abre inscrições para curso de arte urbana
- Livraria e Espaço Cultural Alpharrabio realiza evento em homenagem ao centenário do artista andreense Luiz Sacilotto
O Salão é avaliado por uma Comissão de Seleção e Premiação eleita pelos participantes e com uma indicação da Secretaria de Cultura. Participam neste ano o curador e galerista Baixo Ribeiro, a filósofa, crítica e curadora Taisa Palhares e a artista visual e professora Georgia Kyriakakis.
A mostra nacional anual de arte recebe obras de todo o Brasil. Neste ano, foram 611 inscrições, número recorde que reflete sua importância e reconhecimento. Passaram para a segunda fase 64 artistas. Na etapa final, 29 foram selecionados para participar da exposição, sendo três andreenses (Sheyla Ayo, Alan Oju e Jacque Jordão). Destes 29, 18 mulheres e 11 homens. Foram contemplados sete artistas com Prêmio Aquisição, uma com Prêmio Estímulo e três Menções Honrosas do júri.
Foram premiados Diego Rimaos, Érica Storer, Erinaldo Cirino, Iago Gouvêa, Jeff Mendes, Sheyla Ayo e Soraia Silveira. O Prêmio-Estímulo desta edição foi para a artista andreense Jacque Jordão e receberam Menção Honrosa do Júri os artistas Efe Godoy, Elilson e Gustavo Torrezan.
Participam também da mostra, como artistas selecionados, Adriana do Amaral, Alan Oju, Ananda Trezena, Anna Moraes, Anny Lemos, Cássia Nunes, Cristiana Nogueira, Diana Sandes, Elisa Corrêa, Fernanda Galvão, Larissa Camnev, Laura Mello de Mattos, Lucas Simões, Luís Gasparian, Marcia Gadioli, Marc do Nascimento, Robnei Bonifácio e Sofia Meinberg.
A visitação pode ser feita até 18 de março de 2022, de segunda a sexta, das 9h às 17h, no Salão de Exposições do Paço Municipal. A entrada é gratuita e é obrigatório o uso de máscara.
Serviço:
49º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até 18 de março
Local: Salão de Exposições do Paço Municipal | Praça IV Centenário, s/nº – Centro, Santo André
Entrada gratuita e é obrigatório o uso de máscara
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram