‘A Influência do Blues’ chega ao Sesc 24 de Maio

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

02/09/2019 15:44

O projeto “A Influência do Blues” surgiu como uma celebração do gênero musical nascido no Delta do Mississipi e difundido através dos lamentos e cantos dos negros africanos escravizados nas lavouras de algodão dos Estados Unidos, ainda no século XVII. Mais que um ritmo, o blues rompeu as barreiras geográficas da América do Norte a alcançou países como o Brasil, além de reverberar em outros gêneros. Ingressos a a R$ 30.

Evento explora a influência do gênero e sua reverberação sobre outros ritmos
Evento explora a influência do gênero e sua reverberação sobre outros ritmos - chabybucko / istock

É justamente esta faceta, que o Projeto “Influência do Blues” tem como principal objetivo. Retomar o espírito de difusão das novidades musicais sem se esquecer de suas raízes no blues, em desdobramentos como o jazz, rock, reggae e hip hop com a participação de grupos provenientes de Norte a Sul do País, em espetáculos que reúnem artistas já consagrados e nomes que devem ganhar notoriedade em breve.

Para esta edição estão confirmados artistas veteranos e novos expoentes que já começam a ocupar patamares de destaque. São eles: Nego Jam,Helião (RZO), Rosália Paranoia, GuettoRuts, Junior Dread e Doctor MCs, entre outros.

Confira a programação

Dia 06/09, sexta-feira, às 20h: Nego Jam / Helião (RZO)

Cantor e compositor autodidata, Nego Jam despontou no cenário musical paulistano em meados dos anos 90, como integrante do grupo Duck Jam e Nação Hip Hop, que fez sucesso na época com a música “Colarinho branco”. Dono de criatividade e ecletismo impares, o artista deu início a sua carreira solo no começo dos anos 2000.

Helião

Um dos fundadores da Família RZO, combo artístico musical que ajudou a revelar grandes nomes como Sabotage, Negra Li, DBS Gordão Chefe, entre muitos outros, Helião volta aos palcos com seu novo show “Festa Brava”. A frente do RZO, o MC foi co-responsável por uma discografia que hoje conta cinco álbuns, incluindo os aclamados “Todos são manos” (1999), “Evolução é uma coisa” (2003) e “Quem tá no jogo” (2017), que figuram em qualquer boa lista dos melhores do rap nacional. O repertório reúne sucessos de sua carreira, incluindo faixas dos álbuns clássicos e também de sua parceria com Negra Li “Guerreiro e guerreira” (2005).

Dia 07/09, sábado, às 17h: Rosália Paranoia / Doctor MCs

Banda formada em Guarulhos em 2012, Rosália Paranoia foi catapultada a uma das mais gratas surpresas do novo cenário pop brasileiro devido a suas letras fortes e contundentes, carregadas de contestação social e cantadas no melhor estilo ritmo e poesia do rap.

Doctor MCs

Formado na Zona Leste de São Paulo por Mca, $mokey Dee e Dog Jay, a história do grupo Doctor MCs se confunde com a do próprio movimento Hip Hop brasileiro. Eles se juntaram no emblemático ano de 1987, quando o rap brasileiro finalmente começava a ganhar atenção da mídia e a famosa cena da Estação São Bento – da qual todos os integrantes fizeram parte – deixava claro que vinha para ficar. Participaram de diversas coletâneas, como a clássica “Vozes de Rua”, e em 1994 apareceram com seu primeiro álbum individual, “Para quem quiser ver”, lançado pelo selo Kaskata’s e trazendo os sucessos “Fatal realidade”, “O que Bitch quer dizer” e “Energia”.

GuettoRuts

Formado em 2014, o grupo GuettoRuts faz um amálgama de influencias que une o reggae, o rock, o Hip Hop e a musica popular brasileira como plataforma para transmitir uma mensagem de protesto e inconformismo em reação a realidade brasileira, mas com a preocupação de passar também uma vibração de esperança. Os problemas que afetam a maioria dos jovens de nossas periferias aqui são referencia para as composições, mas há espaço também para a alegria, o amor e a gratidão por celebrar a vida. Liderados por Tiago Silva, apesar do pouco tempo de existência, a banda já lançou dois álbuns, dois singles e um EPs. Todos muito elogiados por crítica e público.

Junior Dread

Nascido e criado na Vila Guilherme, Junior Dread saiu da Zona Norte de São Paulo para ganhar o mundo. Dono de criatividade inconfundível na composição de versos certeiros e conscientes, tanto em português quanto em inglês, ele é hoje um dos expoentes mais festejados da nova cena reggae brasileira já se apresentou por todo o Brasil, ganhando também o resto do planeta com turnês celebradas pela Europa, Japão e Estados Unidos.