ABC Paulista: Sesc’s em programação especial do ‘Agosto Indígena’
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
No Brasil, se celebra nesse mês o “Agosto Indígena”, e ao longo desse período, vários eventos e atividades são realizados em todo o país para promover a valorização da cultura e da sabedoria dos povos indígenas para conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar as tradições ancestrais.
Na região do Grande ABC o Sesc Santo André e São Caetano organizaram atividades durante todo o mês de agosto para incentivar a valorização da cultura indígena e o respeito à diversidade étnica. É um convite para toda região participar e apoiar as atividades para adquirir conhecimento, apreciar e reconhecer os costumes e a sabedoria das comunidades indígenas da região e construir um país mais diversificado e inclusivo. Todas as atividades são livres e abertas ao público geral, com necessidade de retirada de ingressos ou inscrição.
A partir de uma aproximação com a cultura do povo indígena Guarani, os três educadores Karai Valcenir Tibes, Eliane da Silva e Rony Tibes oferecem no Sesc Santo André nos sábados de 5 a 19, sempre a 14h a oficina “Brincadeiras do Povo Guarani” que reúne uma série de jogos, danças e brincadeiras tradicionais, como manji’o, uru-xy, xondaro e tangará. A cada sessão, o público terá contato com uma brincadeira diferente, que entre movimentos e conversas, crianças a partir de 5 anos e seus acompanhantes, se tornam multiplicadores de histórias e culturas dos povos indígenas. Atividade livre e gratuita com retirada de ingressos no local 30 minutos antes.
“Poesia e pertencimento pelas lentes de mulheres indígenas” com Jamille Anahata, será a proposta para o curso on line De 8 a 29/8, terças, das 19h às 21h, onde os participantes visitarão trabalhos poéticos de mulheres de pindorama e de abya yala, territórios respectivamente conhecidos como “Brasil” e “América”. Através das palavras de mulheres como Eliane Potiguara, Márcia Kambeba e Márcia Mura, será conversado temas como: raça, etnia, branquitude, pertencimento indígena e outros entrelaçamentos que permeiam os povos originários. Serão propostos exercícios de reflexão, escrita e sonhos de novos mundos. Atividade gratuita para maiores de 16 anos com inscrições pelo portal Sesc SP. A atividade acontece no Sesc São Caetano.
Thiery Maciel, pesquisador da cultura indígena, contador de histórias e oficineiro, oferecerá a oportunidade de vivência e práticas com “Jogares Indigenas”, dias 12 e 26/8, sábados, às 14h, será possível conhecer de forma prática, lúdica e divertida os jogares e brincares de alguns dos povos originários do Brasil, fomentando aos participantes mais sobre a cultura indígena. A atividade acontece no Sesc São Caetano.
Dia 23/8, quarta, às 16h, o Sesc São Caetano convida pessoas ligadas à alimentação e cultura para prosear junto com o público em um café da tarde coletivo, no projeto “Mais que Prosa”. Entre as comidinhas que compõe este café da tarde, a convidada traz consigo uma iguaria da sua memória afetiva, cujo preparo é ensinado pela equipe Sesc. Neste encontro, a mediadora Nivia Andrade recebe Silvia Muiramomi: Socióloga, ativista do Movimento Indígena do ABC, Povo GuayanáMuiramomi do território de Ca’aguassu, para um bate-papo sobre a situação da população indígena e sua realidade no ABCDMRR, principalmente em contexto urbano. Atividade livre e gratuita com retirada de ingressos no local 30 minutos antes.
SERVIÇO:
Mês de agosto
Recomendação etária: Livre
Ingressos: Grátis.
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br
Sesc São Caetano
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Telefone:(11) 4223-8800
Horário de atendimento/bilheteria do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 11h às 21h30, sábados e feriados, das 9h às 17h30.
Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302 – Vl Gluimar – Santo André
Telefone: (11)4469-1200
Horário de atendimento/bilheteria do Sesc Santo André – De segunda a sexta, 10h às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram