Abertura da exposição “Finitum Covid 19” neste sábado na Pinacoteca de Mauá
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Neste sábado (10/06) às 16h, tem a abertura da exposição “Finitum Covid 19” na Pinacoteca de Mauá (SP). Evento gratuito.
Em 2017, na já extinta Casa Criativa Mauá, houve a exposição FINITUM, a mostra se dedicava a refletir sobre o tema da Morte e a pulsão da Vida como contra golpe a este poder da natureza.
O tema foi escolhido na época foi para refletir sobre os processos do Impeachment da 1ª presidenta da história do país e o avanço da necropolítica gestada por Michel Temer, seu antigo vice, em 2022 o mesmo reconhece a ética ilibada da presidenta, após a sua traição ao governo no qual ele e interessados externos faziam parte.
- Natal inclusivo e solidário encanta o Mauá Plaza com a chegada do Papai Noel e uma decoração mágica inspirada em “O Mágico de Oz”
- Santo André recebe exposição “Livro, Deslivro e Relivro” de Gilberto Tomé
- Abertura da exposição ‘Pinacoteca Acessível’ nesta quarta em Mauá
- III Encontro de Artes Circenses em Mauá terá diversas atividades gratuitas
Anos depois, a morte nos encontra novamente e nos força a parar a vida cotidiana. Em 17 de março de 2020, Cleonice Gonçalves, de 63 anos, 50 anos como diarista profissional, foi a primeira pessoa negra a morrer de coronavírus no Brasil. O vírus foi trazido da Itália por sua patroa irresponsável, moradora do Alto Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, entrando oficialmente em uma pandemia. A morte vinda da Europa e do descuidados de seus descendentes atravessa o atlântico e aterrissa em solos não brancos, matando especialmente pessoas subalternizadas, forçando uma reflexão sobre o memento mori no novo século.
Serviço
“Finitum Covid 19”
Quando: abertura – sábado (10/06) às 16h
Onde: Pinacoteca de Mauá (Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia em Mauá- SP)
Leia mais
Buffet de caldos e sopas da Padaria Brasileira marca chegada dos dias frios
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram