Ailton Tenório do ABCclick conversa sobre o avanço dos NFTs no fotoclubismo em live nesta quarta
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Nesta quarta-feira (07/09) às 15h será transmitida a live ‘NFT para Fotógrafos: com Ailton Tenório do ABCclick sobre o avanço dos NFTs no fotoclubismo’. O evento será transmitido via Sympla e é gratuito apenas para membros do NFT para Fotógrafos. Veja aqui os ingressos.
O fotógrafo e 1º Secretário do Fotoclube ABCclick Ailton Tenório vai conversar com os membros da comunidade NFT para Fotógrafos sobre a iniciativa recente de usar os NFTs para premiar os vencedores do concurso do 10° Salão Nacional de Arte Fotográfica Fotoclube ABCclick A ideia neste bate-papo é também abordar sobre a visão de Ailton quanto a essa tecnologia e seu potencial na fotografia.
- Fotoclube do ABC conquista o topo duas vezes: no Brasil e no mundo
- Santo André lança quarta edição do Concurso de Fotografias dos Parques
- Pinacoteca recebe as fotografias premiadas do 10º Salão Nacional de Arte Fotográfica do Fotoclube ABCclick
- Paranapiacaba sedia Festival de Fotografia no final de semana
Sobre o 10º Salão Nacional de Arte Fotográfica
O fotoclubismo, que nas décadas de 50 e 60 revolucionou a fotografia tanto no Brasil como no exterior, agora se apropria da mais nova tecnologia para atrair os novos artistas digitais. Os arquivos NFT (non-fungible token) estão unindo os aficionados por fotografia e as novas gerações tecnológicas. E isso está acontecendo aqui no Brasil e pela primeira vez no mundo.
Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova (foram criados os primeiros NFTs em 2014), os colecionadores movimentaram em 2021 mais de US$ 40 bilhões em criptomoedas com contratos inteligentes associados a coleções de NFTs. Esse valor é mais de 1000 vezes todas as transações do PIX no Brasil durante um dia.
O Fotoclube ABCclick está com seu 10º Salão Nacional de Arte Fotográfica aberto para inscrições e seus ganhadores terão suas obras fotográficas convertidas em NFTs para serem vendidos num marketplace nacional, cujo parcela do valor do resultado obtido pela venda será revertido ao autor da fotografia.
Segundo Ailton Tenório, as 15 melhores fotografias do concurso que o Fotoclube ABCclick organiza serão vendidas no markeplace MiintMe (miintme.io), que é uma empresa que desenvolve projetos de NFTs nas áreas de arte, música, esporte e entretenimento. Todos os selecionados também ganharão medalhas, certificados e distinções da CONFOTO (Confederação Brasileira da Fotografia), que reconhece os artistas nacionais conforme os prêmios que recebem em salões e concursos fotográficos. Para explicar tudo isso, Tenório participa de uma conversa com diversos fotógrafos nessa quarta-feira, 7 de setembro, organizado pela Revista Fhox.
Quem quiser concorrer com suas melhores fotografias, o período de inscrição vai até 12 de outubro. O tema é livre e as fotos devem ser coloridas. É necessário fazer inscrição prévia no site do Fotoclube: www.abcclick.com.br. A taxa de inscrição é de 30 ou 50 reais, conforme a categoria do autor.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram