Alceu Valença apresenta o show “Anunciação – Tu vens eu já escuto os teus sinais” na Entoada Nordestina de São Caetano
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A presença mais aguardada da Entoada Nordestina de São Caetano do Sul, Alceu Valença, anuncia: “Vou entoar muitas canções nordestinas: vou cantar toadas, vou cantar músicas do nosso rei Luiz Gonzaga, vou cantar músicas minhas.” O cantor pernambucano se apresenta nesta sexta-feira, às 20h30, no Espaço Verde Chico Mendes (Rua Fernando Simonsen, 566, bairro Cerâmica), com o show “Anunciação – Tu vens eu já escuto os teus sinais”. O evento é realizado pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
- 3 passeios fora do comum para fazer em Recife e se surpreender
- Turismo em Fortaleza: o que fazer no caribe brasileiro
- Caravana Tapioca faz apresentação gratuita do espetáculo circense “Lalaiá” no Parque Augusta
- Alceu Valença coloca sua casa em Olinda no Airbnb
No palco, Alceu Valença vai mostrar um abrangente panorama das diversas vertentes de sua obra. Entre forrós, baiões, xotes, toadas e emboladas, o cantor alia temas de sua autoria – “Coração Bobo”, “Táxi Lunar” e “Papagaio do Futuro” – a clássicos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro: “Baião”, “Vem Morena” e “Canto da Ema”, entre outras.
Na Entoada Nordestina, cada noite é encerrada por um grande show. Além de Alceu Valença, nesta sexta-feira, no sábado, dia 21, sobe ao palco Janayna Pereira às 19h e Rastapé com a participação especial de Zeca Baleiro às 21h. No domingo (22) será a vez do Falamansa, às 20h30.
A programação completa da Entoada Nordestina 2022 está disponível no Portal da Cultura: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br e no link da BIO do Instagram @secultscs.
Cultura nordestina
Do sertão ao litoral, o show inclui frevos que conquistaram as ruas de São Paulo e Olinda nos desfiles do bloco Bicho Maluco Beleza, comandado por Alceu. Da folia ao pop, os hits de uma das carreiras de maior sucesso na música brasileira: “Belle de Jour”, “Cavalo de Pau”, “Pelas Ruas que Andei”, “Como Dois Animais”, “Tropicana”, o hino “Anunciação”.
“Vou levar uma banda incrível [Leo Lira (guitarra), Tovinho (teclados), André Julião (sanfona), Nando Barreto (baixo) e Cassio Cunha (bateria)] e tenho certeza que as pessoas vão vibrar a nossa cultura, brasileira, nordestina, que hoje está se expandindo pelo mundo”, declara o animado Alceu Valença.
Ele explica que nunca se curvou à invasão de músicas anglófonas (inglesas ou estadunidenses): “Não estou dizendo que não sejam boas, mas você tinha a obrigação de ser um subproduto. E essa independência conquistei com a bênção de Luiz Gonzaga, que entendeu tudo o que significava a minha música, que outras pessoas não entendiam. O Gonzaga foi ver um show meu em Juazeiro do Norte, no Ceará, e me disse que eu tinha inventado um timbre novo para a música nordestina, que era totalmente diferente de tudo”, lembra.
E prossegue: “Aliás, o Luiz Gonzaga, hoje, está tocando em tudo quanto é canto. Só na Europa tem 20 festivais de forró com músicas do Rei do Baião. Tem festival de forró até no Japão. Isso graças à Internet, que fez com que esse público do mundo, que não tinha acesso à nossa música, inclusive no Brasil, a conhecesse.”
Sertão Profundo
A imigração nordestina é peça fundamental na história de São Caetano do Sul. E a Entoada homenageia, pelo menos, 40% da população, que é formada por nordestinos, seus filhos e netos. A festa terá a presença de repentistas, cordelistas, trios de sanfona, embolada, capoeira, mamulengo e várias outras atrações, como Trio Beijo de Moça, Candieiro, Forró de Macaxeira, Peneira e Sonhador, Regis e Tatá Alves, Trio Malaquias e Moreira de Acopiara. E, claro, os sabores da culinária nordestina para aquecer o fim de semana.
As manifestações da cultura popular presentes nos nove Estados da Região, que são representadas no evento, Alceu chama de “Cultura do Sertão Profundo”: “Ela está presente em Pernambuco, em Alagoas, em Sergipe, na Bahia – do rio São Francisco à Serra da Canastra – em Minas Gerais, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no Piauí, no Maranhão. A Cultura do Sertão Profundo é de onde vem o forró, o coco, o xaxado e o baião, vem do barro do chão.”
As novidades da Secretaria de Cultura de São Caetano podem ser acompanhadas pelo portal cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br ou pelo perfil do Instagram @secultscs.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram