Aliança Francesa realiza debate com mulheres pensadoras

29/08/2018 13:50 / Atualizado em 28/07/2020 14:46
04 de setembro de 2018

20h

Preço: Gratis
Local: Teatro Aliança Francesa
Rua Gen. Jardim, 182 – Vila Buarque, São Paulo – SP, Brasil
Mais informações:
Telefone: (21) 2265-9933
Site: http://www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-cacilda-becker/

A Aliança Francesa de São Paulo organiza gratuitamente no dia 04/09 às 20h o projeto Diálogos Transversais com o objetivo de cruzar visões e conhecimentos de especialistas franceses e seus pares brasileiros.

Aliança Francesa convida para a Oitava Edição do Projeto Diálogos Transversais que realiza debates interculturais com convidados franceses e brasileiros.
Aliança Francesa convida para a Oitava Edição do Projeto Diálogos Transversais que realiza debates interculturais com convidados franceses e brasileiros. - Divulgação

Desde seu lançamento em 2017, o projeto recebeu o repórter Grégoire Deniau, vencedor do Prêmio Albert-Londres, numa conversa com a jornalista brasileira Patricia Campos Mello, o diplomata Anis Nacrour, ex-representante da delegação da União Europeia na Síria, juntamente com Renato Janine Ribeiro, Professor Titular de Ética e Filosofia Política da USP, o chef Michaël Arnoult, 2 estrelas por seu restaurante Les Morainières, e a professora de gastronomia Lucy de Boer, da Universidade Anhembi Morumbi.

O oitavo debate reúne pesquisadores em ciências humanas (filosofia, antropologia e ciência sociais) com um ponto comum – trabalhos centrados na mulher e no feminino/feminismo. Professoras de três universidades da capital – Carla Cristina Garcia (PUC), Isabela Oliveira (FESPSP) e Jaqueline Moraes Teixeira (USP) trazem um pouco da sua pesquisa para o debate que conta também com a participação de Maxime Rovere, francês radicado no Rio, professor da PUC-Rio.

Maxime é o organizador do livro que inspira o tema do Diálogos – ‘Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas’ (Edições N–1). A obra busca reequilibrar uma história exclusivamente masculina da filosofia, pois a filosofia nunca teria sido possível durante dois ou três milênios sem as mulheres. O livro traz então textos dessas pensadoras, muitas vezes curtos e enérgicos, que geralmente lidam com os direitos das mulheres, mas também testemunham grandes questões filosóficas. Maxime coordenou uma equipe composta igualitariamente por estudantes brasileirxs em filosofia que trabalhou no livro e nas traduções dos textos.