Ana Cacimba lança EP ‘Cura’ nesta sexta
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre
A cantora e compositora Ana Cacimba lança o seu primeiro disco nesta sexta-feira (02/04) às 19h. O EP ‘Cura’ estará disponível em seu canal do Youtube.
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
- Rod Hanna lança The Best of Flashback Live nesta sexta
- MC Onga Rupestre lança EP Risco Calculado nesta sexta
- Abertura da ‘Kizomba, a Festa da Raça’ em Diadema acontece nesta sexta
O EP conta com quatro canções autorais, a artista de Diadema narra seus processos pessoais de cura, em meio a uma pandemia mundial, a partir de seu entendimento sobre suas próprias origens, suas raízes quilombolas, seu lugar enquanto mulher negra de pele clara e suas vivências de mãe solo e artista periférica. Suas letras versam sobre ancestralidade, tradições, autoconhecimento, fortalecimento feminino, memórias afetivas, vivências periféricas e rurais e fé afro religiosa.
Com direção musical assinada por Leo Acevedo e produção de Sandrinho Azúkar, ‘Cura’ é o primeiro lançamento do selo diademense 217 Discos. O EP foi idealizado e produzido durante a quarentena com apoio da Lei Emergencial Aldir Blanc na cidade de Diadema. A sonoridade ímpar traz a mistura dos ritmos tradicionais brasileiros com uma pitada de ritmos latinos, além de trazer elementos modernos, que criam uma atmosfera dançante e contagiante.
A partir desta data o disco também será disponibilizado nas principais plataformas digitais.
Sobre a Artista
Ana Cacimba é mãe e multiartista periférica. Nascida em São Paulo, de família quilombola mineira, iniciou sua vida artística aos 12 anos no teatro e começou a cantar aos 16 anos.
Em 2015 iniciou uma pesquisa pessoal sobre os cantos tradicionais das mulheres de sua família e de sua região de origem e, a partir daí, mergulhou fundo na sonoridade regional e nos folguedos populares. Já em 2019 realizou o show de lançamento do single “Todas de Mim” no teatro Clara Nunes em Diadema.
Participou da 18 ª e 19ª edições do FIP (Festival de Inverno de Paranapiacaba). Integrou a programação do primeiro Festival “A Vida no Centro” ao lado de grandes nomes da música nacional como Théo Werneck e Mariana Aydar. Fez participação em um show do grupo Batucada Tamarindo na Casa de Francisca, onde interpretou canções autorais e de domínio público além de ter feito um dueto com a cantora moçambicana Lenna Bahule.
Ainda em 2019 fez sua primeira turnê fora do estado, apresentando suas canções pelo Mato Grosso, em sua estadia pela capital fez um show emblemático no Cine Teatro Cuiabá. Este ano participou da 16° edição da Virada Cultural de São Paulo.
#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram