Sesc: mestres da música instrumental celebram Milton Nascimento
O VilaMundo é uma inciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre
- Preço: Gratis
- Local: Sesc 24 de Maio
- R. 24 de Maio, 109 – República, São Paulo – SP, 01041-001, Brasil
- Mais informações:
- Telefone: (21) 2265-9933
Site: http://www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-cacilda-becker/
O multi-instrumentista, compositor e arranjador Antonio Loureiro formou um grupo de mestres da música instrumental para apresentar o espetáculo com o repertório de Milton Nascimento na linguagem instrumental, dentro da série Tirando de Letra.
Antonio e o grupo especialmente criado por ele para o projeto, estarão no palco do SESC 24 de Maio, nos dias 25 de maio, às 18 e às 21 horas, e também no dia 26 de maio, às 18 horas.
A proposta é que o público possa ouvir em cada instrumento, a força da poesia presente em canções clássicas do compositor. Os ingressos custam R$ 12.
Antonio formou um grupo em que cada integrante tem seu próprio trabalho, com características marcantes e muitas delas em comum. De diferentes partes do país, cada um com uma linguagem específica, que muito contribuiu para o espetáculo. Participam Frederico Heliodoro (baixo), Toninho Ferragutti (acordeom), Daniel Santiago (violões), Pedro Martins (guitarra), Ricardo Herz (violino) e Joana Queiroz (sax tenor), além de Antonio na direção, nos arranjos, bateria, sintetizador e ‘samplers’.
- Big Band Salada Mista se apresenta no Teatro Santos Dumont com músicos convidados
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
- Bordados de Música com Ana Maria Carvalho no Sesc São Caetano
- Stefano Moliner e Bocato se unem para celebrar o Jazz Fusion em apresentação do projeto Música e Diálogo no Palco
O repertório é formado por Ponta de areia (Milton Nascimento e Fernando Brant), O cio da terra (Chico Buarque, Milton Nascimento e Jim Webb (versão), O que foi feito devera (De Vera) Milton Nascimento, Fernando Brant e Márcio Borges), Vera Cruz (Milton Nascimento e Márcio Borges), Travessia (Milton Nascimento e Fernando Brant) e muito mais.
Para Antonio, “Bituca é uma figura muito importante na internacionalização da música feita no Brasil, especialmente daquela feita entre as montanhas de Minas. Uma música extremamente sofisticada e uma voz inigualável acabaram se misturando a ícones do jazz norte-americano e da música de todo o mundo”. E completa, “Milton tocou fundo a alma de figuras da música instrumental e, por isso, me parece perfeito fazer este projeto. É até hoje uma referência de música moderna e genuinamente brasileira, um artista que nos inspira a continuar fazendo essa ponte com a música do mundo atual”.
Antonio Loureiro é compositor, cantor, arranjador, produtor e multi-instrumentista, graduado em percussão pela Faculdade de Música de UFMG. Filho de músicos, nunca pensou em fazer outra coisa a não ser música, como se não existisse outro caminho. Iniciou sua carreira profissional como baterista, ainda em Belo Horizonte, sua terra natal, acompanhando artistas mineiros de ponta em turnês pelo Brasil e no exterior, enquanto ampliava seu repertório como instrumentista e compositor e definia parcerias com importantes artistas brasileiros e estrangeiros.