Arraiá Solidário de Diadema arrecada uma tonelada de alimentos
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre
O Arraiá Solidário, realizado pela Prefeitura de Diadema, esquentou a tarde deste domingo (28/06) ao reunir atividades das secretarias de Cultura e Esporte e Lazer com live de bandas de forró no Teatro Clara Nunes e dois trios elétricos que percorreram as ruas da cidade para incentivar os moradores da cidade a doar roupas e alimentos nesse momento de vulnerabilidade social em consequência da pandemia pelo novo coronavírus. Em menos de cinco horas foram arrecadadas uma tonelada de alimentos e 360 quilos de roupa, de acordo com a prévia do evento.
Para o prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, o Arraiá Solidário cumpriu sua missão. “Enquanto a gente não tem um país mais justo, temos que olhar pra frente para deixarmos um Brasil melhor para os brasileiros. Mas tem gente que precisa de uma mão amiga agora, não adianta falar que será daqui a alguns meses ou anos. Então é isso que aprendemos, que quando a gente estende uma mão é muito importante. Vamos dar a mão a quem precisa, mas não vamos desistir de construir um país mais justo pra vocês”, garantiu.
- Bebidas e alimentos que você deve evitar ao tomar antibiótico
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
Em um ambiente acolhedor, intercalando vídeos com coreografias de integrantes do Programa Mulheres em Movimento, as bandas Forró Casal 2, Forró Só de Boa, Gaviões do Nordeste, Cabra é Fêmea e Francis Lopes levaram alegria e mensagens de incentivo à solidariedade para os internautas que acompanharam as apresentações transmitidas pelas redes sociais da prefeitura.
Vestidos a caráter, os apresentadores Andréia Geraldo e Reinaldo Leiva trouxeram leveza, sortearam prendas e apresentações de vídeos com brincadeiras e tutoriais de receitas típicas de São João (disponíveis nas redes sociais do programa facebook mulheresemmovimentooficial). O evento também registrou participações especiais como o poeta, cordelista e escritor Moreira de Acopiara que contou em versos os festejos juninos e a tradição brasileira.
Além disso, o destaque da festa foi a presença de dois trios elétricos com atrações como Forró Casal 2, Trio Marajó, Nego do Acordeon Oficial & Trio e Joãozinho Dez e Zé Maria que percorreram as ruas da cidade levando boa música estimulando a população a doar nas campanhas Sua Fome me Incomoda e Aquece Diadema. Assim, foi possível levar o Arraiá a todos os bairros da cidade.
“A emoção está boa e a solidariedade está gigantesca. Quero saudar de forma especial o secretário de Cultura, Deivid Couto, a secretária de Esporte, Luciana Avelino, e suas equipes, ao prefeito, demais secretários e todas as pessoas que de alguma forma ajudaram a movimentar tudo isso. Nós iniciamos a Campanha de Alimentos há exatamente três meses atrás, no 1º Festival Solidário da Cultura e continuamos a pedir a solidariedade das pessoas”, enfatizou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania.
A presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Inês Maria, lembrou que a festa junina é a festividade que mais representa o país. “Ela consegue trazer a cultura do Sul com a do Nordeste, Centro Oeste, com comida e danças. Diadema está de parabéns. Cada dia mais as pessoas estão se envolvendo e sendo solidárias na campanha da Fome, Doação de Sangue e também do Agasalho. Nós estamos no inverno, as temperaturas baixas estão chegando e nós sabemos que tem muita gente que está precisando se aquecer. A cidade está tão mobilizada para ajudar o próximo e a gente chama para doarem sempre”, ressaltou.
Solidariedade Contínua
As doações beneficiarão famílias diademenses em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura mantém a Campanha Sua Vida Importa pra Mim e Sua Fome me Incomoda, uma iniciativa do Comitê de Combate à Fome da Prefeitura de Diadema, instituído por decreto e composto pelo Fundo Social de Solidariedade e pelas secretarias de Assistência Social, Segurança Alimentar, Habitação, Educação, Governo, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Comunicação. Mais informações em http://combateafome.diadema.sp.gov.br/.
Já a Campanha Aquece Diadema, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade e pelas secretarias de Defesa Social, Saúde e Assistência Social e Cidadania, teve início em 1º de junho para arrecadar roupas e cobertores em bom estado. Mais informações em http://www.diadema.sp.gov.br/26633-campanha-do-agasalho-aquece-diadema-tera-inicio-na-proxima-terca.
#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram