BBoys de Diadema ganham campeonato e vão se apresentar na França
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
O quarteto Mac Fly Mob, formado pelos BBoys Baby, Biel, West e Zeus, conquistaram o primeiro lugar no campeonato de breaking realizado no dia 2 de setembro, em São Paulo. O evento, que se chama Fábrica Cultural, reuniu 32 grupos de diferentes Estados do Brasil para a competição.
Sagrados campeões após quatro batalhas, o quarteto formado por Gabriel José Peres (Biel McFly), Wesley Pereira de Sousa (West McFly), Denilson Alves dos Santos (Baby), Arthur Dorá Alves, (Zeus) e Wesley de Oliveira Santos (Wesley McFly), que é o coordenador do grupo, vai representar o Brasil em Nantes, na França, no Campeonato Mundial “Hip Hop New School”, em 2024. O evento deve ocorrer entre janeiro e fevereiro do próximo ano.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
A rotina de treinos é intensa: de três a cinco dias na semana eles se reúnem na Casa do Hip Hop para ensaiar os passos e as apresentações. Para a competição, foram três semanas de treino intenso, para os rapazes que têm entre 24 e 27 anos, mas que já vivem e respiram a dança desde a adolescência. Zeus e Baby são da Zona Leste de São Paulo. Já Biel e West são crias de Diadema
“É uma grande oportunidade de mostrar para o mundo nosso potencial”, afirmou Gabriel, ou Biel, como é conhecido o BBoy. “Vai ser a primeira vez do grupo fora do país e estamos muito preparados pra representar, além de ser um sonho poder participar de um evento mundial. Com certeza, se a gente tivesse mais apoio, tivéssemos algum tipo de patrocínio, poderíamos conquistar muito mais”, completou”, completou.
O coordenador da Casa do Hip Hop, Jean Triunfo, avaliou que a conquista do quarteto Mac Fly Mob leva o nome de Diadema para o mundo. “É muito, muito, muito legal ver os meninos que se criaram desde pequenininho, saíram das oficinas da Casa do Hip Hop, se tornaram esses profissionais e atletas incríveis e agora estão fazendo a diferença, levando o nome de Diadema para a França, para disputar lá um campeonato. Isso é gratificante demais”, afirmou.
Jean destacou a importância de políticas públicas feitas com qualidade. “Foi feito lá atrás, em outra gestão do prefeito José de Filippi Jr, que ajudou a construir a Casa do Hip Hop e hoje estamos colhendo os frutos”, declarou. “É muito gratificante, porque esses meninos adoram Diadema, representam a cidade em todos os lugares, treinam arduamente, se dedicam de verdade. Com mais investimento e estrutura, eles têm chances de chegar ainda mais longe”, finalizou.
Para o BBoy Biel, que começou a dançar aos 13 anos, agora é momento de olhar para a criança que ele foi e dizer: “continue acreditando no sonho e não desista, porque tudo tem o tempo certo”. O tempo dos Mac Fly Mob chegou.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram