Cia Asfalto de Poesia apresenta “Par de Duas” no Centro Cultural e Biblioteca Serraria em Diadema

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Na quinta-feira (18/05) às 10h e às 15h, com entrada gratuita, a Cia Asfalto de Poesia realiza apresentações do espetáculo de palhaçaria feminina “Par de Duas” no Centro Cultural e Biblioteca Serraria, em Diadema (SP).

O espetáculo “Par de Duas” conta a história da amizade entre Clowndette Maria e Mussarella, duas palhaças com personalidades muito diferentes, que precisam vencer os desafios da convivência diária, morando em uma mesma casa. Os números excêntricos musicais, danças, tapas, tombos e cambalhotas, divertem o público e ilustram esse contagiante encontro entre as duas amigas e palhaças.

Com a direção de Lilian Moraes (Grupo Off-Sina e Eslipa Escola Livre de Palhaços – RJ), o espetáculo reflete sobre a amizade e a alteridade, trazendo a arte da palhaçaria de forma plena a partir de uma pesquisa sobre a presença da mulher em cena, explorando novas perspectivas, como a apropriação das mulheres sobre essa linguagem, a discussão de temas femininos e feministas por meio do lúdico e da união entre as mulheres, inspirando a comunhão da arte com homens, mulheres e crianças.

“O pensamento machista propaga que as mulheres não são companheiras “por natureza”, que há sempre “uma competição pelos homens”. Acreditamos que a melhor maneira de enfrentar essas dificuldades é rir delas. Não um riso solitário, mas sim um riso em comunidade, um riso compartilhado”, comenta o grupo.

Além das apresentações, a temporada promove uma Oficina de Palhaçaria e Improviso com a artista Marcela Sampaio. Um encontro com exercícios práticos fundamentados nos jogos teatrais e específicos da linguagem, que iniciam no estado de prontidão e abertura para o jogo, passando pela estruturação do corpo cômico (uma das principais ferramentas da arte da palhaçada), pela voz, a desconstrução da linguagem falada e as diferentes melodias possíveis; e jogos da máscara do nariz vermelho.

O objetivo é convidar as pessoas participantes para a experiência da arte da palhaçaria, por meio de vivências, jogos improvisacionais e técnicas específicas dessa linguagem. E, ainda, criar relações dessa linguagem com a vida cotidiana.

As ações fazem parte da temporada de circulação do grupo com o projeto “Par de Duas Circulação” contemplado no edital Proac nº 8/2022 Circulação de Espetáculo de Circo.

Sobre a Companhia Asfalto de Poesia

A Companhia Asfalto de Poesia é formada por artistas egressos da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e do Instituto de Artes-UNESP, que pesquisam as máscaras teatrais cômicas, em especial o nariz vermelho, uma dramaturgia autoral e o diálogo entre o humor e o universo feminino.

O grupo possui em seu repertório espetáculos infantis e adultos, além de realizar oficinas de teatro para diversas faixas etárias, intervenções e contações de história, tendo se apresentado em importantes palcos como Virada Cultural, Virada da Saúde, Circuito Sescoop de Cultura, Bibliotecas, SESCs, teatros distritais e espaços privados. Além disso, foi contemplada com prêmios como Proacs, Fomento ao Circo para Cidade de São Paulo e participou de diversos festivais.

Serviço

Quando:quinta-feira (18/05) 10h e 15h

Onde: Centro Cultural e Biblioteca Serraria ( R. Guarani, 790 – Serraria, Diadema – SP)

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram