Cia. de Circo Mínimo apresenta espetáculo ‘De Versos’ no Cine Theatro Carlos Gomes no fim de semana
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
O trocadilho ‘de versos’ aponta para a diversidade no circo brasileiro, e para a poesia e as imagens propostas pelos artistas envolvidos. Este é o mote para a Cia. de Circo Mínimo, que se apropria da ideia no espetáculo-cabaré ‘De Versos’, em cartaz no Cine Theatro de Diversidades Carlos Gomes no próximo sábado (9) e domingo (10), às 15h. A classificação é livre. Recomendado para maiores de 12 anos.
‘De Versos’ foi criado por estímulo do processo de audições pelo qual passou a Cia. de Circo Mínimo no mês de outubro de 2019, por ocasião da seleção do elenco do espetáculo anterior “Freud – Einstein, maio de 1933”. Na ocasião, foram descobertos diversos artistas ainda desconhecidos, que estavam em vias de se mudar para São Paulo, que tinham acabado de chegar, ou ainda jovens desconhecidos na cena circense paulistana. Pelas estéticas e conteúdos propostos por esses artistas, a Cia. decidiu investir na possibilidade de uma união insólita e poderosa de pessoas muito diferentes e talentosas.
- Trupe DuNavô se apresenta no Sesc Pinheiros e na Funarte neste fim de semana
- ‘Bandas da Cidade’ agita o Cine Theatro Carlos Gomes neste fim de semana
- Cine Theatro Carlos Gomes recebe espetáculo que aborda crises migratórias
- Cine Theatro Carlos Gomes recebe espetáculo infantil gratuito no Dia das Crianças
No espetáculo, contorção, acrobacia, malabares, paradas de mão, pole dance, poesia visual vernacular são algumas das modalidades circenses utilizadas pelos artistas, que podem ser surdos, negros, gordos, indígenas, transgêneros, mulheres, gays, cearenses, cariocas, mineiros e até paulistas.
A direção propõe uma encenação que une os artistas enquanto valoriza as peculiaridades de cada número individual. Três palhaços e um mestre de cerimônias surdo, responsáveis pelas transições entre os números, se alternam entre seus números cômicos e a apresentação de poemas visuais, em LIBRAS (na verdade, uma versão da linguagem de Libras, o Visual Vernacular, uma linguagem performática e teatral). E o público se emocionará ou se divertirá com poemas de Eduardo Galeano, Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, Fábio de Sá, Paulo Leminski, Anne Sexton, Vulcanica Pokaropa, Fernando Pessoa e Fábio de Sá.
Serviço
Espetáculo ‘De Versos’, com a Cia. de Circo Mínimo
Data: sábado e domingo, dias 9 e 10 de julho
Horário: 15h
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110, Centro
Classificação: livre. Recomendado para maiores de 12 anos.
Entrada gratuita