Cia Fuxico apresenta ‘Teatro Lambe Lambe- Fases da Vida’ nesta sexta
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre
A Cia Fuxico de Teatro inicia nesta sexta-feira (09/04) às 19h30 as apresentações do projeto “Teatro Lambe Lambe- Fases da Vida”. São três caixas, três histórias e três minutos para contar um segredo ao pé do ouvido. Os espectadores poderão assistir aos três espetáculos gratuitos através deste link do Google Meet
- Campeonato de Cubo Mágico, teatrinho e música marcam as férias do Golden Square
- Viajar em janeiro: confira 3 destinos baratos e surpreendentes
- Patinação com tema havaiano promete agitar o domingo no Atrium Shopping
- 5 cursos da FGV para fazer de graça e online na área de tecnologia
O Teatro de Caixas ou Teatro Lambe Lambe (nome semelhante as antigas máquinas fotográficas do séc. XX), é um mini teatro, um espetáculo assistido através de um orifício na caixa e atende, geralmente, um espectador por vez.
Os espetáculos são: “A Bailarina”, “O que é felicidade?” e “A Espera” que são obras independentes, porém conectadas por fases da vida. É um convite ao espectador para vivenciar um momento poético, em um espaço e tempo pouco usuais.
Após as apresentações será disponibilizada através do mesmo link uma oficina com duração de 30 minutos sobre a construção de caixa de teatro lambe lambe. Destinado para professores , educadores e interessados na arte.
As apresentações ocorrem também nos dias 13, 16, 20, 23 e 30 de Abril. Além de 11 de maio e 04 de Julho. Sempre no mesmo horário e link.
O projeto é financiado com recurso da Lei Aldir Blanc, viabilizado pela Secretaria de Cultura de Santo André.
Cia Fuxico de Teatro
A Cia foi fundada em 1997, na cidade de Santo André, pelos atores Ronaldo Barbosa, Cida Lima e Alessandra Nascimento (formados pela Fundação das Artes de SCS) .
O nome “Fuxico” não faz referência ao fofocar, os integrantes do grupo queriam homenagear as mulheres que produziam fuxicos enquanto contavam histórias para as crianças. As pesquisas sobre Literatura de Cordel (1997), resultaram no espetáculo “O Ateu que virou sapo” e em outros projetos rememorando grandes cordelistas como Severino Milanês da Silva e Leandro Gomes de Barros. Espetáculos realizados: “O Ateu que Virou Sapo” (1997, 2000), “”Sem medo na Floresta Misteriosa” (2002 à 2007), “Jarbas e a Formiga Aurora” (2008 à 2010). Os projetos de espetáculos, oficinas e contações passaram por diversos Sescs como: Santo André, Rio Preto, Presidente Prudente ,Sorocaba, Itaquera, São Caetano, entre outros. Em 2016, a Cia iniciou o processo de pesquisa sobre o Teatro Lambe Lambe que resultou na montagem e estreia (07/04/2018) e na participação no Festival de Inverno de Paranapiacaba (28/07/2018).
#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram