Cine Carlos Gomes recebe o 4° Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
De 2 a 6 de novembro, acontece em Santo André o 4º Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”, versão brasileira do festival criado na Argentina, que valoriza o protagonismo de artistas adolescentes, promovendo um espaço de encontro e incentivo ao teatro jovem latino-americano.
Na quarta-feira (2), das 18h às 20h, com entrada gratuita, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, será realizada a cerimônia de abertura, oficina, e apresentação do espetáculo “Inimigas Públicas: Memórias de Chumbo”, com a Cia. Andarilhas (Santo André)
- São Caetano e Rio Grande da Serra terão apresentações gratuitas do Coletivo Menelão de Teatro
- Santo André recebe festival de cinema com mais de 150 filmes nacionais
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- Unity Warriors estreia “BASE: uma Corpografia Marginal” com grande temporada gratuita em São Paulo
Já na quinta-feira (3), das 10h às 20h, também com entrada gratuita, no Sesc Santo André, a programação traz apresentações dos espetáculos “Distopias”, com a Cia. Entulho de Teatro (São Caetano do Sul), “Viva o Vale”, com o grupo Personas (São José dos Campos) e “Chão Brasil”, com o Grupo Tal & Pá (São Paulo). Às 19h, o encontro “Amor, Teatro e Democracia”, terá a participação de Ayomi Domenica Dias, que é atriz, estudante e estilista, cursando Bacharelado em Artes Cênicas na Unesp, e Lilly Baniwa, que é atriz e acadêmica indígena de artes cênicas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Na sexta-feira (4), na Vila de Paranapiacaba, das 9h às 12h, acontecem as oficinas “Poéticas do espaço: percepção, interação e narrativas”, com Michele Navarro, “Coro Teatral: a comunidade como protagonista”, com Marcelo Gianini, “Dramaturgias Libertárias”, com Solange Dias e “Entre Servos e Patrões – Introdução a Commedia Dell’Arte”, com Rodrigo Freitas, na EE Lacerda Franco (av Ford s/n).
No mesmo dia, na Estação Ferroviária, a partir das 12h, serão realizadas as apresentações dos espetáculos “Refletir-se”, com o Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí), e “Me contento em ser poesia”, com Coletivo Rubra (Mauá). No Galpão Ferroviário (rua da Estação – parte baixa), será apresentado “Fuzis da Senhora Carrar”, com Grupo de Teatro Ambrosinas (Maceió – AL) e haverá um debate sobre os espetáculos “Inimigas Públicas: Memórias de Chumbo”, “Viva o Vale”, “Distopias” e “Me Contento em Ser Poesia”.
Em 5 de novembro (sábado), das 10h às 21h, no Sesc Santo André, acontecem as oficinas “Experimentos Afro Corpóreos”, com Janette Santiago, “A voz , o corpo e o canto”, com Rani Guerra, e “Fundir as artes respirando cena”, com Lujan Fernandes. A partir das 16h, acontecem as apresentações de “Corpo Político, Político Corpo”, com Escola Itinerante de Teatro (Santo André), “Lembre de mim” com a Cia. de Teatro Sobrecéus (São Paulo), e “Capital de Nota$$$”, com a Cia. Aquarelando de Teatro (Diadema). Haverá ainda um debate sobre os espetáculos “Capital de Nota$$$”, “Refletir-se” e “Fuzis da Sra. Carrar”.
E no domingo (6), último dia da mostra, das 10h às 19h, no Sesc Santo André, a mostra traz “O mar grande demais para se navegar com pressa”, com Núcleo de Iniciação Teatral da Escola Livre de Teatro (Santo André), debate sobre os espetáculos “Chão Brasil”, “Lembre de mim” e “Político Corpo, Corpo Político”, oficina e cerimônia de encerramento.
Em sua vasta programação o 4º Festival Vamos que Venimos traz a temática “Amor, Teatro e Democracia”, sendo o amor a ação, o teatro como estética desta ação e a democracia como algo pelo qual se luta por meio do teatro e com amor, confiando na coletividade para vencer batalhas.
As ações integram o projeto contemplado no Edital Proac Direto 38/2021 e têm apoio do Sesc Santo André.
Mais informações: Instagram: @vqvbrasil / Facebook: vamosquevenimosbrasil / YouTube: VQV Brasill
Serviço:
Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”
Quando: 2 a 6 de novembro de 2022 – Classificação Livre – Grátis
Programação:
2 de novembro de 2022 (quarta-feira)
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes – Rua Senador Fláquer, 110 – Centro – Santo André – SP
14h – Oficina de abertura: encontro com participantes de cada grupo elaborando coletivamente cenas que irão compor a cerimônia de Abertura do VQV Brasil 2022. Coordenação: Lígia Helena de Almeida
18h – Cerimônia de Abertura
19h – Espetáculo “Inimigas Públicas: Memórias de Chumbo” – Com Cia. Andarilhas (Santo André – SP)
Duração: 30 minutos
3 de novembro de 2022 (quinta-feira)
Local: Sesc Santo André, Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar
10h – Espetáculo “Distopias” – Com a Cia. Entulho de Teatro (São Caetano do Sul – SP)
15h – Espetáculo “Viva o Vale” – Com grupo Personas (São José dos Campos – SP)
Duração: 100 minutos
17h30 – Espetáculo “Chão Brasil” – Com Grupo Tal & Pá (São Paulo –SP)
19h – Encontro Amor, Teatro e Democracia, com Ayomi Domenica Dias e Lilly Baniwa
Duração: 120 minutos
4 de novembro de 2022 (sexta-feira)
Local: Vila de Paranapiacaba – na EE Lacerda Franco – Av Ford, s/nº – parte baixa
9h às 12h – Oficinas: “Poéticas do espaço: percepção, interação e narrativas” (Parceria POIESIS), com Michele Navarro, “Coro Teatral: a comunidade como protagonista” (Parceria UFAL), com Marcelo Gianini, “Dramaturgias Libertárias”, com Solange Dias, “Entre Servos e Patrões – Introdução a Commedia Dell’Arte” , com Rodrigo Freitas
12h – Espetáculo “Refletir-se” – Com Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí – SP)
Duração: 30 minutos
14h30 – Espetáculo “Me contento em ser poesia” – Com Coletivo Rubra (Mauá – SP)
Duração: 45 minutos
Local: Vila de Paranapiacaba – no Galpão Ferroviário – rua da Estação – parte baixa
16h – Debate sobre os espetáculos “Inimigas Públicas: Memórias de Chumbo”, “Viva o Vale”, “Distopias” e “Me Contento em Ser Poesia”
18h30 – Espetáculo “Fuzis da Senhora Carrar” – Com Grupo de Teatro Ambrosinas (Maceió – AL)
5 de novembro de 2022 (sábado)
Local: Sesc Santo André, Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar
10h às 12h – Oficinas: Oficina “Experimentos Afro Corpóreos” – Com Janette Santiago, Oficina “A voz , o corpo e o canto” – Com Rani Guerra, Oficina “Fundir as artes respirando cena” – Com Lujan Fernandes
14h – Debate sobre os espetáculos “Capital de Nota$$$”, “Refletir-se” e “Fuzis da Sra. Carrar”
16h – Espetáculo “Corpo Político, Político Corpo” – Com Escola Itinerante de Teatro (Santo André – SP)
Duração: 45 minutos
18h – Espetáculo “Lembre de mim” – Com Cia. de Teatro Sobrecéus (São Paulo – SP)
Duração: 60 minutos
19h30 – Espetáculo Capital de Nota$$$, Cia. Aquarelando de Teatro (Diadema – SP)
Duração: 50 minutos
6 de novembro de 2022 (domingo)
Local: Sesc Santo André, Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar
10h – Oficina de encerramento – Encontro para criação de intervenções que farão parte da cerimônia de encerramento do Festival. Cada grupo participa com pelo menos dois participantes – Com Paulo Gircys
14h – Espetáculo “O Mar grande demais para se navegar com pressa”, com Núcleo de Iniciação Teatral da Escola Livre de Teatro (Santo André – SP)
15h – Debate sobre os espetáculos “Chão Brasil”, “Lembre de mim”, “Político Corpo, Corpo Político” e “O Mar grande demais para se navegar com pressa”.
17h30 – Cerimônia de Encerramento – Participação especial da Banda Mirim da Escola de Samba Palmares
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram