Cine Theatro Carlos Gomes recebe Sinfônica de Santo André no fim de semana
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes recebe neste fim de semana (28 e 29/07), a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) para apresentação do concerto de julho da temporada de 2023.
Com uma apresentação composta por obras relacionadas aos pássaros, a orquestra se apresenta no sábado, às 19h30, e no domingo, às 11h. A entrada é gratuita por ordem de chegada. É sugerida a doação de alimentos não perecíveis ou itens para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade.
- Descubra Caldas Novas (GO): guia de 5 dias para relaxar
- Museu das Ilusões, maior acervo de ilusão ótica do mundo, abre celebração dos 45 anos do Shopping Metrópole
- Talco: aliado da higiene ou motivo de preocupação para a saúde?
- Este sinal de alerta é detectado em 75% dos casos de câncer de pâncreas
“Neste final de semana teremos um concerto bastante diferenciado, porque escolhemos como temática do programa todas as aves que dão nome a algumas das obras sinfônicas mais famosas que já foram escritas”, contou o maestro Abel Rocha, durante ensaio realizado nesta quarta-feira (26).
O programa traz “Os pássaros”, de Otorino Respik, a suite “O galo de ouro”, de Nikolai Rimsky-Korsakoy, e a suite “Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky. Suite é como se chama o conjunto de movimentos instrumentais dispostos com algum elemento de unidade para serem tocados sem interrupções.
“Teremos também a estreia da obra de um compositor brasileiro, Marcelo Dino, ‘O canto da Fênix’, composta no ano passado”, acrescentou o maestro. A obra foi criada entre os meses de abril e julho de 2022, a partir de encomenda realizada pela Sala Cecília Meireles (RJ). Concebida em um único movimento, possui duas ideias musicais apresentadas logo no início da peça.
O canto da Fênix surge no primeiro instante, entoado pela flauta e acompanhado por uma delicada textura nas cordas. Separada por uma pequena transição – executada pela harpa, clarinete, trompas e vibrafone -, a segunda ideia musical é então apresentada na sequência, pelos violinos e fagotes.
O concerto segue com “Os pássaros”, composto por Ottorino Respighi, em 1928. Respighi foi um compositor, musicólogo, pianista, violista e violinista italiano que é muito conhecido pela autoria da Trilogia Romana e pelas três suites de Árias e Danças Antigas, onde destacou sua afeição pela música antiga. A suíte representa uma outra expedição ao passado, em que o compositor transforma cinco peças de teclado características do século XVII e XVIII para pequena formação orquestral.
Na sequência, a Sinfônica de Santo André interpreta a suite “O galo de ouro”, que é o título em português de uma ópera em três atos composta pelo russo Rimsky-Korsakov, em 1909. É baseada em um poema e 1834, do escritor Alexander Pushkin.
Por fim, o concerto se encerra com “Pássaro de fogo”, obra escrita por Igor Stravinsky em 1910, para as companhias de balé russas. É inspirada em uma fábula russa de mesmo nome e tornou Stravinsky famoso rapidamente em toda a Europa.
Serviço:
Concerto “Pássaros” da Orquestra Sinfônica de Santo André | Temporada 2023
Data: 29/7 (sábado) às 19h30; e 30/7 (domingo) às 11h
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro
Programa:
Marcelo Dino – O canto da Fênix (2022)
Ottorino Respighi – Os pássaros (1928)
Nikolai Rimsky-Korsakov – Suíte “O galo de ouro” (1910)
Igor Stravinsky – Suíte “O pássaro de fogo” (1909/1911)
Regência: maestro Abel Rocha
Indicação: Livre
Entrada gratuita, por ordem de chegada, com 400 lugares à disposição
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram