Circo Apodi apresenta o espetáculo “Nativos” no Teatro Cacilda Becker
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
O grupo circense Circo Apodi faz curta temporada gratuita do espetáculo “Nativos” até 16 de novembro, aos sábados e domingos, às 16h, no Teatro Cacilda Becker. A montagem entrelaça acrobacias aéreas, malabarismo e contorção em uma narrativa que convida o público a refletir sobre o resgate da cultura ancestral, o valor da natureza e tudo aquilo que é nativo — em nós e ao nosso redor.
No palco, os artistas Lucía Blasina e Victor Candido unem circo e história em um roteiro que diverte e sensibiliza. O espetáculo apresenta números de corda lisa, tecido acrobático, equilíbrios e malabarismo de contato, costurados por uma dramaturgia inspirada nos povos originários e na natureza das Américas. A cena se desenrola sobre uma estrutura metálica de seis metros de altura, especialmente projetada para acrobacias aéreas, criando um ambiente de imersão e potência visual.
Desenvolvido em 2022, “Nativos” foi contemplado pelo PROAC Editais (2021) e pela 9ª Edição do Fomento ao Circo (2024). A obra traz à cena um altar simbólico — repleto de elementos da natureza, da fluidez da vida e do movimento circular — para discutir a relação do ser humano com o meio ambiente. Mostra como, ao longo do tempo, o homem tem destruído a natureza em busca de território e poder, mas também revela que sempre é possível recomeçar.
Sobre o Circo Apodi
O nome Apodi, de origem tupi, significa “coisa firme, altura unida” — conceito que sintetiza a essência da companhia fundada pelos artistas Lucía Blasina (Uruguai) e Victor Candido (Brasil). Parceiros desde 2017, eles uniram forças para criar um projeto artístico que ultrapassa o entretenimento, buscando provocar reflexões e integrar a arte circense à educação e à transformação social.
Desde sua criação, o grupo já possui três espetáculos no repertório, oficinas e números circenses, o Circo Apodi vem se consolidando na cena artística paulistana, atuando também na arte-educação e na área técnica, com montagens de estruturas e rigging para acrobacias aéreas.
Ficha Técnica
Artistas: Lucía Blasina e Victor Candido.
Concepção e criação: Circo Apodi e Cia ParaladosanjoS.
Assessoria indígena: Lilly Baniwa, Natalia Tupi e Claudia Baré.
Figurino: Claudia Baré e Aline Ríos.
Cenografia. Julio Dojcsar.
Trilha sonora original e técnico de som: Vinícius Sampaio.
Técnico de luz: Felipe Stucchi.
Técnico de palco: Guilherme Boranga.
Produção: Circo Apodi.
Produção em campo: Adriana Techera.
Coordenação de Produção: Fernanda Vilela.
Fotografia: Natalia Tupi.
Design Gráfico: Alan Stebulaitis e Bruna Laganaro
Redes sociais: Juliana Rodrigues.
Serviço
Espetáculo: Nativos – Circo Apodi
Local: Teatro Cacilda Becker – R. Tito, 295 – Lapa, São Paulo/SP
Datas: Até 16 de novembro. Sábados e domingos, às 16h.
Duração: 45 minutos.
Classificação: Livre.
Entrada Gratuita.