Circo Bem Bolado apresenta “Leve Contrapeso” em diversos espaços de São Bernardo do Campo
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A Cia Circo Bem Bolado ( @ciacircobembolado ) está realizando uma temporada de apresentações gratuitas e com tradução em LIBRAS do espetáculo “Leve Contrapeso” através do projeto contemplado pela Lei Federal Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) através da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo – SP.
- Fábricas de Cultura Diadema e São Bernardo do Campo celebram a cultura sul-coreana com agenda especial
- Grupo Pombas Urbanas promove 8° Encontro de Teatro Comunitário na Zona Leste de São Paulo
- “Sesc no Parque” Um Domingo de Cultura, Esporte e Diversão no Parque Província de Treviso
- Francis Lima apresenta o show “Chegada” em São Bernardo do Campo com tradução em LIBRAS
No dia 04 de agosto de 2024 (domingo), às 15h30, o espetáculo será apresentado no Espaço Cultural Pulo do Sapo (Favela do SAPO), que fica na Rua Unidos da Esperança, s/n, Jardim Laura, em São Bernardo do Campo.
Já no dia 15 de agosto (quinta-feira), a apresentação será realizada para alunos do Centro Social Max Kolbe, que fica na Estrada do Rio Acima, 6242, no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo – SP.
Em 22 de agosto (quinta-feira), às 18h, a Cia Circo Bem Bolado promove uma festa de aniversário de 8 anos do Companhia, com uma apresentação especial no Projeto Meninos e Meninas de Rua, que fica na Rua Jurubatuba, 1610 – Centro, São Bernardo do Campo – SP. Neste dia haverá vôlei claves e espetáculo com convidados especiais.
E no dia 25 de agosto (domingo), às 15h, o espetáculo será apresentado na Praça da Rua Independência, próximo à Comunidade Santo Inácio de Loyola, em frente à Rua México, 148, no Jardim Santo Ignácio, também em São Bernardo do Campo.
Voltado para toda a família, o espetáculo conta a história de Pixuxu e Saracutica que, inspirados por grandes artistas da história do circo, resolvem criar o seu próprio show. Porém, apesar de se desdobrarem entre diversas acrobacias, peripécias com monociclo, malabares e um chicote que rasga tudo em segundos, eles irão precisar da ajuda da plateia para realizar o grand finale que arrebatará a todos e garantirá os aplausos neste show espetacular.
“Leve Contrapeso” tem como intérpretes criadores Luiz Felipe Choco e Fernanda Pedreira, que tem como suas principais pesquisas, a linguagem da rua e pesquisas cênicas decoloniais, como a palhaçaria feminina e a comicidade preta.
O espetáculo foi construído entre 2017 e 2018, em um processo criativo que envolveu apresentações em praças públicas da região do ABC Paulista e a troca direta com o público.
De lá pra cá, seus integrantes lapidaram e criaram o espetáculo que até os dias atuais, ainda circula por essa e outras regiões, de forma independente, mas também já foi contemplado pela LAB-SBC, com a Circulação Leve Contrapeso, participou de projetos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo como: Festival Teatran, Recreio nas Férias, Praças da Cultura, Especial Dia das Crianças. Também fez parte de programações de casas de cultura, Sesc Bom Retiro e Sesc Santana, festivais independentes como 2º Festival da Utopia (2022), 12º Encontro Goiano (2018). além de ter circulado por grandes metrópoles, suas periferias, cidades interioranas e regiões metropolitanas, em vários estados brasileiros.
Sobre a Cia Circo Bem Bolado
A Cia Circo Bem Bolado foi fundada em 2016, em São Bernardo do Campo, com o intuito de pesquisar a linguagem da arte de rua como forma de ocupar espaços públicos e alcançar uma maior diversidade de pessoas, além da pesquisa de novas formas do fazer artístico.
Formada pelos artistas independentes Renan Evangelista, Fernanda Pedreira, Meyri Castro e Luiz Felipe Choco, a Cia tem como foco principal abordar assuntos de interesse de grupos identitários da sociedade, pelo fato de os integrantes se reconhecerem como parte dos mesmos.
Consolidando-se como uma das principais companhias de circo de rua atuantes no ABC Paulista, o Circo Bem Bolado tem a preocupação de fomentar e difundir a arte de rua, a arte circense e a Cultura Popular, no Brasil. Para isso, fez parte da criação e integra o Coletivo da Utopia, que produz eventos independentes nessa região, além de colaborar com outros coletivos espalhados pelo Brasil.
Ficha Técnica: Intérpretes criadores: Fernanda Pedreira (Saracutica) e Luiz Felipe Souza (Pixuxu). Produção: BemDitas Produções. Produção local e técnica de som: Renan Evangelista. Assistência Artística: Pedro Fontana. Preparação Física: Paloma Natácia. Figurino e cenário: Studio Nana Simões. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Ilustrações (Caricaturas): AJota Takashi. Fotografia: Ricardo Avellar.
Serviço: Espetáculo “Leve Contrapeso”
Com Circo Bem Bolado
Sinopse: Inspirados pelos grandes artistas do circo, Pixuxu e Saracutica resolvem criar um grande show, tomando a frente do picadeiro para demonstrar tudo o que sabem. Se divertem realizando diversas acrobacias, peripécias com monociclo, malabares e um chicote que rasga tudo em segundos. Mas, em meio a essa apoteótica e inusitada apresentação, eles passarão por poucas e boas, e precisarão da ajuda da plateia para realizar o grande número final. Duração: 50 minutos
Classificação Livre – Grátis
Acessibilidade: Tradução em LIBRAS
Quando: 04 de agosto de 2024 (domingo) – Horário: 15h30
Onde: Espaço Cultural Pulo do Sapo (Favela do SAPO) – Rua Unidos da Esperança, s/n, Jardim Laura, em São Bernardo do Campo.
Quando: 15 de agosto de 2024 (quinta-feira) – apresentação fechada para estudantes do centro social
Onde: Centro Social Max Kolbe – Estrada do Rio Acima, 6242, no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo – SP.
Festa de aniversário de 8 anos da Cia Circo Bem Bolado com participações especiais
Quando: 22 de agosto de 2024 (quinta-feira) – Horário: 18h
Onde: No Projeto meninos e meninas de rua – R. Jurubatuba, 1610 – Centro, São Bernardo do Campo – SP
Quando: 25 de agosto de 2024 (domingo) – Horário: 15h
Onde: Praça da Rua Independência – Comunidade Santo Inácio de Loyola, em frente à Rua México, 148, no Jardim Santo Ignácio, em São Bernardo do Campo (SP)