Circo di SóLadies|NemSóLadies celebra dez anos e anuncia agenda voltada à arte feminista
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A partir do mês de agosto de 2024, o Circo di SóLadies|NemSóLadies ( @circodisoladies ) inicia uma grande comemoração marcando os seus dez anos de pesquisa artística, fomento, multiplicação e difusão da comicidade e palhaçaria feminista. O grupo, que tem se destacado por sua forte atuação nas redes sociais (Instagram e Facebook), promete uma série de novidades ao longo dos próximos meses.
- São Caetano e Rio Grande da Serra terão apresentações gratuitas do Coletivo Menelão de Teatro
- Trupe DuNavô se apresenta no Sesc Pinheiros e na Funarte neste fim de semana
- Projeto “Circo DuNavô” chega ao Parque Linear Tiquatira, Chácara do Jockey e Rua de Lazer em São Miguel Paulista
- Coletivo Menelão apresenta espetáculo “Pão e Circo” no Parque da Juventude Città Di Maróstica
Atuando sob diferentes prismas com a temática da desigualdade de gêneros, há uma década o Circo di SóLadies|NemSóLadies vem utilizando a arte e uma ampla pesquisa sobre o tema para gerar reflexão e contribuir para a autoestima de mulheres e pessoas gênero-dissidentes.
Celebrando esse marco de resistência, o grupo que é formado por duas mulheres cis, Kelly Lima e Verônica Mello, e uma pessoa transmasculina, Theo Oliveira, promoverá apresentações de espetáculos do seu repertório, oficinas com mostra de números, grupos de estudos, entrevistas com artistas diferentes e além da publicação de um e-book.
Serão ações gratuitas e espalhadas pelos quatro cantos da cidade de São Paulo, com participação de renomados coletivos e companhias, promovendo um grande intercâmbio artístico e visando compartilhar a temática com a população de regiões periféricas das Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. A escolha de cada distrito por onde o projeto irá passar, se deu a partir dos índices de violência contra a mulher em São Paulo.
Com intuito de dar continuidade e multiplicar a pesquisa em comicidade e palhaçaria feminista, serão realizados grupos de estudos com encontros mensais, aberto a profissionais das cenas, pesquisadoras, artistas e público interessado.
Ao longo do projeto, o grupo realizará uma série de entrevistas com pesquisadoras e artistas vinculadas à comicidade e palhaçaria feminista. Estas entrevistas ficarão disponíveis no canal do YouTube do grupo e, ao final do projeto, serão transcritas para a publicação de um e-book, que será disponibilizado gratuitamente no website do grupo.
O projeto também contempla ações feitas especialmente para educadores da rede pública de São Paulo, além de contar com um Plano de Acessibilidade que prevê estratégias para ampliação de acessibilidade comunicacional, atitudinal e física.
Por fim, será realizada a Conferência “Desafios, estratégias e perspectivas da Comicidade Feminista” mediada por Circo di SóLadies | Nem SóLadies, com a presença de artistas-pesquisadoras convidadas, em um evento que marca os 10 anos de pesquisa e atividade do grupo.
Com uma equipe formada por profissionais majoritariamente mulheres e pessoas transgêneras, inclusive nas funções técnicas – área, frequentemente composta somente por homens cisgêneros, o projeto aposta na valorização da diversidade e no combate à desigualdade de gêneros.
“Para nós, o riso, quando orientado à reflexão, se torna uma importante ferramenta para afirmação da autoestima e reconhecimento da potência das mulheres e dissidências de gênero. Ao longo de nossa trajetória, fomentamos a discussão acerca do machismo naturalizado no cotidiano, alcançando pessoas de diferentes gerações, mas ainda se faz necessário redobrar a atenção para esta questão. Por isso, celebramos dez anos revisitando o passado dessa trajetória, mas apontando para um futuro que pede um olhar cada vez mais atento à realidade da desigualdade de gênero”, comenta o Circo di SóLadies | Nem SóLadies
As ações fazem parte do projeto “Dez Anos de Palhaçaria Feminista” contemplado no edital Lei Paulo Gustavo, viabilizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal .
Acompanhe a agenda completa do projeto em: www.facebook.com/circodisoladies, www.instagram.com/circodisoladies e circodisoladies.com.br
Serviço: “Dez Anos de Palhaçaria Feminista”
Com Circo di SóLadies | Nem SóLadies
Agenda de Agosto e Setembro de 2024
Espetáculo Estupendo Circo di SóLadies
Sinopse: Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansades dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaces decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações de Estupendo Circo di SóLadies, levando o universo feminino em sua trajetória cômica, para crianças, jovens e adultos. Duração: 60 minutos
Onde: Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, Zona Norte de São Paulo – SP
Quando: 29 de agosto de 2024 (quinta-feira) às 14h30, 31 de agosto e 01 de setembro (sábado e domingo) às 16h. Capacidade: 198 lugares. Acessibilidade: Especial. Estacionamento com 50 vagas. Grátis – Classificação Livre
Inter.Viu – Live Entrevista com grupos de palhaçaria e circo (Online)
Grupo convidado: Cia Fundo Mundo
Onde: Canal do YouTube do Circo di SóLadies
Quando: 11 de setembro de 2024 (quarta-feira) – Horário: às 20h. Grátis – Classificação Livre
Oficina Palhaçaria e Comicidade Feminista
Onde: Cita Espaço Cultural – R. Aroldo de Azevedo, 20 – Jardim Bom Refúgio, Zona Sul – São Paulo – SP
Faixa etária: a partir de 18 anos. Grátis. Inscrições: através do link na bio do Instagram
Quando: 13, 20 e 27 de setembro de 2024 (sextas-feiras) – Horário: das 14h às 17h
Espetáculo Concerto em Cores
Sinopse: Augustine, Greice e Úrsula realizam um show musical para contar a história de pessoas sem tempo que viviam presas em um mundo descolorido e pensamentos encaixotados. Por meio da palhaçaria e da comicidade física/musical, vão desconstruindo pensamentos engessados presentes inclusive nas músicas infantis, apresentando novas versões para canções conhecidas além de composições inéditas. Interagindo com a plateia, estabelecem um mundo mais colorido, livre, leve e brincante. Tocam mais de dez instrumentos, entre cordas, sopro e percussão. Duração: 55 minutos
Teaser: https://youtu.be/S8-wNxPseoA
Onde: Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, Zona Sul, São Paulo – SP
Quando: 21 e 22 de setembro de 2024 (sábado e domingo) às 16h, 26 de setembro de 2024 (quinta-feira) às 14h30
Grátis – Classificação Livre
Capacidade: 600 lugares. Acessibilidade: Parcial. Não possui estacionamento
Grupo de Estudos sobre Palhaçaria e Comicidade Feminista
Onde: Sede Circo di SóLadies (Vila Anglo) – Endereço: Rua Pedro Soares de Almeida, 55 – loja 4 – Vila Anglo – Zona Oeste – São Paulo – SP
Quando: 30 de setembro de 2024 (segunda-feira) – Horário: das 19h às 22h
Grátis – Classificação Livre. Inscrições: através do link na bio do Instagram