Circuito de Música lança a TV Dandô

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Prestes a completar seu oitavo ano de atividades, o “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” expande ainda mais a sua atuação artística com o lançamento da “TV Dandô”, nesta segunda-feira (16/08) às 20 horas.

A programação terá conteúdos inéditos que irão ao ar pelo canal do Youtube , com novidades sobre shows que integram o projeto, espetáculos online exibidos na integra, entrevistas exclusivas com os artistas participantes do circuito e convidados, depoimentos, homenagens, clipes, lives, curtas-metragens, oficinas, entre outros.

TV Dandô abre espaço para a apresentação de outras expressões culturais, com assuntos específicos sobre literatura, dança, audiovisual, entre outros. Foto: Luizs Silva.

O público irá conferir um pouco dos bastidores dos músicos que irão compartilhar momentos de sua rotina, detalhes de suas cidades de origem (o Circuito Dandô atua em todas as regiões do país) e curiosidades sobre a concepção de seus trabalhos.

Além do destaque para o cenário musical, a TV Dandô abre espaço para a apresentação de outras expressões culturais, com assuntos específicos sobre literatura, dança, audiovisual, entre outros.

“A TV Dandô vem dar ainda mais visibilidade e mostrar a amplitude do Circuito Dandô como movimento cultural, dando voz e cara às pessoas que integram essa iniciativa e realmente são muitas pessoas entre artistas, público, produtores, enfim, gente que gosta, faz e divulga arte. Buscamos trazer uma discussão mais plural, sobre o Brasil profundo e sua importância cultural na e para a América Latina”, destaca Kátya Teixeira, cantautora e idealizada do Circuito Dandô e coordenadora geral da TV Dandô.

PROGRAMAS

Os primeiros programas terão homenagens a Dércio Marques (1947-2012), um dos artistas expoentes da cultura popular brasileira, que inspira, influencia e empresta seu nome ao Circuito Dandô.

Em 19 de agosto, data em que se comemora o aniversário do menestrel, será exibido um especial enfatizando a sua arte e com depoimentos de pessoas que conviveram com ele como o cantautor Renato Teixeira, Juan Falu (Argentina), membros do grupo Tarancón (Miriam Mirah e Emilio de Angeles) e Hilton Accioly (músico e compositor).

Mostra Circuito Dandô Minas Gerais – O programa especial será transmitido entre 23 e 31 de agosto, promovendo um intercâmbio entre os artistas das regiões de Minas Gerais (Central de Minas, Triângulo Mineiro e Vales do Jequitinhonha e Mucuri) com as cidades que fazem parte do Dandô. Serão oito shows, duas oficinas e uma Roda de Conversa com o coletivo. Cada cidade receberá o show de um artista do Dandô que terá como anfitrião um artista local (veja a programação completa em Serviço).

Dandô Saberes (semanal): traz vídeos-aulas, oficinas, palestras de variados temas do universo artístico-cultural. Em 23 de agosto irá ao ar a oficina “Elaboração de Projetos Culturais” e dia 30 de agosto acontece a oficina “Construção de Tambores”. Em setembro, Ney Couteiro (cantador, compositor, produtor musical e fotógrafo) ministra a oficina sobre produção audiovisual. Já está programada também a oficina sobre construção de instrumentos musicais.

Coluna Dandô (semanal) – Ana Maria Stinghen (percussionista e produtora) e Francisco Prandi. (cantor, compositor e multi-instrumentista) revelam o trabalho dos artistas dandeiros, convidados e parceiros que fazem parte desse universo cultural.

Dandô a Prosa (semanal) – um bate-papo descontraído com o artista que fará o show do mês, com convidados e mobilizadores do circuito. A apresentação será revezada por Ligia Araújo (poeta e professora de Literatura), Kris Pires (cantora e compositora), Mercedes Cumaru (jornalista) e Larissa Vasconcelos (jornalista).

Dandô a Letra (segundas, quartas e sextas-feiras) – vários quadros transitam sobre literatura, poesia, contação de história, curiosidades sobre a Língua Portuguesa, dicas de gramática, entre outros. Ligia Araújo (poeta e professora de Literatura), Nani Braun (contadora de história, atriz e apresentadora), Grazi Nervegna (cantora, compositora e poeta) e Paulo Nunes (poeta) comandam a atração.

Curta Dandô (mensal) – Kris Pires (cantora e compositora) compartilha histórias coletadas durante a sua circulação pelo Brasil com os shows do Circuito Dandô. A primeira produção é uma homenagem ao artista Dércio Marques (1947-2012), no mês de seu aniversário.

Clipes (quinzenal): Luma Aiub (cantora e atriz) divulga os videoclipes dos artistas que compõem o Circuito Dandô, com curadoria dos coordenadores regionais. O programa tem roteiro de Francisco Prandi,

Dançô (quinzenal): as canções dos dandeiros servem de trilha sonora para as apresentações de dança conduzidas por Mariah Oliveira (professora de dança do ventre e do grupo de Jongo Iracema), Mônica Gouveia (bailarina), Andrea Leoncini (Rodas e Varandas), Anabel Andres (cantautora, performer e pesquisadora do movimento, arte educadora), Mara Muniz (produtora cultural), entre outros convidados.

Dandô Internacional: reúne duas atrações distintas. Uma delas é a “Rádio 220” com pílulas musicais com ênfase em produções ao redor do mundo com apresentação de Marie Villalobo, do Dandô A Petit Pas – Circuit des Troubadours en France, circuito francês parceiro do Dandô. O segundo programa que vai ao ar quinzenalmente traz atividades dos circuitos parceiros do Dandô no mundo. Em 29 de agosto, haverá a apresentação do Ciudad Canción, circuito parceiro do Dandô da Venezuela, coordenado por José Delgado, cantautor e agitador cultural José Delgado.

MAIS SOBRE O CIRCUITO DANDÔ
Em atividades desde setembro de 2013, o “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” reúne músicos de diversas cidades brasileiras.

O nome do projeto é uma homenagem a Dércio Marques, um dos artistas que mais fez pela arte nos “Brasis”.

De maneira coletiva e colaborativa os participantes do circuito promovem shows, encontros, trocas de experiências e reflexões sobre o universo cultural e social.

Em oito anos, o Circuito Dandô promoveu mais de 1500 shows pelo Brasil e, mais recentemente, alcançou a América Latina e Europa.

Em parceria com a gravadora Tratore, lançou dois CDs coletâneas de artistas do circuito nacional e latino-americano.

O “Dandô” foi contemplado com o “Prêmio Brasil Criativo” e com o “Prêmio Profissionais da Música”.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram