Coletivo Caracóis apresenta temporada virtual de ‘Elas’ nesta quinta
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre
O Coletivo Caracóis apresenta temporada virtual de ‘Elas’ nesta quinta-feira (29/04) às 21h. Os ingressos podem ser reservados gratuitamente pela plataforma SP Escola Digital no Sympla.
- Unity Warriors estreia “BASE: uma Corpografia Marginal” com grande temporada gratuita em São Paulo
- Coletivo Pedra Rubra apresenta espetáculo sobre a realidade das mulheres em diferentes momentos da Humanidade
- TUSP Butantã recebe espetáculo inspirado em texto da ganhadora do nobel de literatura Elfriede Jelinek
- Centro Cultural São Paulo recebe temporada de reestreia de“COMUM” do Grupo Pandora de Teatro
A dramaturgia foi escrita em processo colaborativo, a moradora de São Bernardo, Carina Murias faz parte da equipe. A narrativa trata não só da relação amorosa de duas mulheres, mas também sobre a nossa necessidade de persistirmos tentando nos relacionar mesmo quando a distância física nos é imposta. “ELAS” é sobre a complexidade das relações humanas, suas dores e delícias, uma ode virtual à presença. É sobre a beleza do encontro, sobre a saudade latente de quando isto era possível sem a necessidade das janelas de navegadores, sobre como esse grupo de artistas mulheres inventou possibilidades de resistir a partir da nova e transitória, esperamos, realidade.
Outras apresentações estão previstas para os dias 04, 05, 06/ 05, às 21h. também é necessário reservar os ingressos.
“Elas, episódio 2”
Em paralelo à temporada, o Coletivo fará Residência Artística ocupando as redes do Centro Cultural da Diversidade, compartilhando com o público os desdobramentos de pesquisa em torno do experimento virtual “ELAS”.
Para a Residência, o Coletivo Caracóis programou uma pesquisa virtual em forma do questionário “ELAS: O Amor em Tempos Pandêmicos” , com o objetivo de coletar histórias de como as relações amorosas têm sido afetadas nestes tempos de pandemia, tendo como perspectiva o relato de mulheres, principalmente lésbicas.
Os relatos colhidos nesta pesquisa servirão de material para a produção do Episódio 2 do experimento virtual “ELAS”. Tal ação é um desdobramento da pesquisa do Coletivo, pois se no primeiro episódio a equipe recolheu e compartilhou as histórias das próprias artistas durante o processo, neste segundo episódio, pretende-se dar voz a mais mulheres, ampliar suas perspectivas, refletir sobre as relações e dar continuidade a um trabalho conectado com o tempo em que vivemos.
Já estão agendadas algumas ações, no dia 29/04, às 19hrs, pelo instagram do Centro Cultural da Diversidade, o Coletivo Caracóis apresenta a desmontagem do experimento cênico-virtual “ELAS”, com fragmentos do processo de construção do primeiro episódio, reunindo as artistas do projeto. Esta ação se dará de forma paralela à temporada na plataforma SP Escola Digital, pelo Sympla. No final de Maio, o Coletivo fará o compartilhamento do processo de construção de “Elas, episódio 2”, através de uma abertura de processo.
#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram