Coletivo Noroest celebra a cultura do hip-hop com evento na Ocupação Artística Canhoba
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
- Unity Warriors estreia “BASE: uma Corpografia Marginal” com grande temporada gratuita em São Paulo
- Programação cultural de outubro homenageia crianças em Diadema
- “Circuito Quebrada Viva” chega pela primeira vez em Mauá para um dia dedicado à cultura hip-hop
- Saguão do Teatro Municipal de Santo André recebe DJ B8 e Arnaldo Tifu em lançamento de coletânea na sexta
No sábado(25/02), a partir de 15h, com entrada gratuita, o Coletivo Noroest realiza o primeiro evento da temporada “Quebrava Viva Móvel” na Ocupação Artística Canhoba, que fica na Rua Canhoba, 299, Perus – Zona Noroeste de São Paulo (SP). A ação também será realizada em comemoração ao aniversário de 7 anos de existência da Ocupação Artista Canhoba, polo multicultural de Perus gerido pelo Grupo Pandora de Teatro.
Durante o evento, haverá a criação de painéis de Graffiti com Joks Johnes, show com NiggaMan e uma conversa sobre ‘O Breaking nos Jogos Olímpicos’ que será medida pelo artista Keb (Instrusos Crew).
A programação contará com as tradicionais batalhas 3vs3 b-boys e b-girls de São Paulo, com premiação em dinheiro e troféu. A equipe de jurados será formada por Keb (Instrusos Crew), b-girl Thaisinha, Eliot do Coletivo Noroest e o MC Igor Souza.
Visando incentivar o hábito da leitura, sobretudo ao conteúdo da história do Hip-hop, o evento contará com uma biblioteca temática com oferta de livros e outros materiais didáticos. Um ambiente organizado e confortável que possibilitará a interação das crianças e jovens com os monitores, durante atividades lúdicas com contação de histórias e leituras de livros como “O grito do hip-hop”, “A quebrada em quadrinhos”, “Nelson Triunfo, do sertão ao Hip-hop”, “Mulher de Palavra: Um retrato de mulheres no Rap de São Paulo”, ”A pedagogia hip-hop: Consciência, resistência e saberes em luta”, “Batidas, rimas e vida escolas” e “Genealogia hip-hop”.
O projeto “Quebrada Viva Móvel” surgiu a partir de uma perspectiva cultural periférica ligada à cultura Hip-Hop, movimento que vem transformando diversas ‘quebradas’ tanto na cidade de São Paulo como em outras localidades do país.
Com ele, o Coletivo Noroest promove um circuito de formação e difusão cultural que contribui com o desenvolvimento social das comunidades por onde as ações irão passar, em geral carentes de equipamentos culturais, instigando as pessoas para uma nova perspectiva de vida tendo a ideologia Hip-Hop como base para a produção de conhecimento e compartilhamentos práticos e teóricos.
A ação que faz parte do projeto “Autonomia Periférica” contemplado na 19º edição do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da SMC – Modalidade 2, prevê eventos gratuitos para o público de todas as idades, celebrando a cultura das diversas periferias do Brasil, fomentando e dando visibilidade para novas produções artísticas com base na cultura hip-hop. Além dos eventos de hip-hop, o projeto propõe o lançamento de um documentário e apresentações do espetáculo Vértebras Quebradas, do Coletivo Noroest.
Sobre o Coletivo Noroest
O Coletivo Noroest desenvolve ações artísticas através do Hip-Hop desde 2015, quando surgiu como Crew de Breaking Noroest Gang, sendo atualmente composto por integrantes residentes no bairro periférico de Perus, região que concentra um dos piores índices socioeconômicos da capital.
“Por se tratar de uma arte genuína, fonte de produção de novos saberes e novas maneiras de olhar para o mundo vigente, acreditamos que através do Hip-Hop é possível conscientizar, humanizar e trocar aprendizados, potencializando valores sociais e intelectuais”, comenta o Coletivo Noroest.
Em 2015 surge a ideia da criação do evento ‘’Quebrada Viva Battle’’ e nos anos de 2016 e 2019, o coletivo é contemplado pelo programa VAI modalidade 1, levando ações como eventos em formato de Jams, em praças e pontos de cultura como: Comunidade Cultural Quilombaque Perus, Casa de Hip-Hop Perus, Ocupação Artística Canhoba, desenvolvendo workshops, exposição de graffiti, bate-papo e batalhas de breaking. Em 2020, é contemplado no edital PROAC nº 34/2020 – Manutenção de Corpos Artísticos estáveis em favelas e comunidades com o projeto “Coletivo Noroest – Quebrada Viva”. E em 2021, é contemplado com o projeto “Raízes do Hip Hop – Território Noroeste” no edital PROAC º 33/2021 – Ações Locais / Favelas e Periferias / Produção, Difusão, Capacitação e Eventos (presencial e/ ou online).
SERVIÇO:
Com Coletivo Noroest e participações especiais
Quando: 25 de fevereiro de 2023 (sábado) – Horário: 15h
Onde: Ocupação Artística Canhoba – Endereço: Rua Canhoba, 299 – Perus – Zona Noroeste – São Paulo
Gratuito – Livre para todas as idades
Programação: Batalhas 3vs3 bboys e bgirls com premiação em dinheiro e troféu. Jurados: Keb (Instrusos Crew), bgirl Thaisinha e Eliot do Coletivo Noroest
MC – Igor Souza
Graffiti – Joks Johnes
Apresentação é por conta do NiggaMan
Bate-papo sobre o tema ‘O Breaking nos Jogos Olímpicos’ com participação de Keb (Instrusos Crew)
+ Atrações: Biblioteca Hip-Hop, microfone aberto, Cyphers (tradicionais rodas de breaking)
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram